Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB de Azóia (Sesimbra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Reconhecimento da importância dos vegetais numa alimentação saudável;
- Ajudaram a apanhar, lavar e preparar legumes para a refeição;
- Ingeriram de forma muito positiva ... acharam delicioso.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Foram 12 alfaces, 4 nabos, 3 bróculos, 4 couves flor, 1 kg de morangos... outras ainda não temos a produção final.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Escolheram um nome para a Horta – “A Horta é de Todos” e pintaram o nome da Horta numa tábua de madeira, algumas crianças pintaram um legume.
As crianças escolheram o que queriam pintar, e depois escreveram o nome e pintaram uma pequena placa para identificar o que estava plantado na Horta.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Na nossa horta cresceram alguns Nabos, mas um era mesmo muito grande. Surgiu a ideia de contar a história do Nabo Gigante, aproveitando o Nabo. Distribuímos os papéis e lá foram puxar o Nabo Gigante. Tal como na história, no dia seguinte fizemos uma bela sopa.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
As crianças foram à Horta apanhar os produtos que precisavam para fazer Sopa e Salada.
Ajudaram a lavar, cortar e confecionar a Sopa e Salada. Por fim comeram e adoraram.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Criámos a nossa horta biológica com a ajuda de alguns familiares. As crianças trouxeram sementes para plantar, todos trabalharam desde a preparação da terra à recolha de alimentos.
Sempre com grande entusiasmo, plantaram, regaram, trataram e recolheram os vegetais. De forma biológica, sem qualquer produto adicionado. Depois de crescerem, levaram para comer em casa e consumimos na escola. Fizemos sopa, salada e morangos para a sobremesa. Desta forma fomentámos uma alimentação saudável à base de vegetais e produtos da horta; Fomentámos também uma cultura ecológica nos alunos, de preservação da natureza, do ambiente e aproveitamento de recursos naturais;
15.1. Link para a página da horta: