Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB de Azóia (Sesimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2. Área aproximada da horta (m²):

15m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

21

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Colaboraram no início, na preparação da terra e mandando sementes e plantas para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Responsabilização para cuidar e regar a horta;
- Reconhecimento da importância dos vegetais numa alimentação saudável;
- Ajudaram a apanhar, lavar e preparar legumes para a refeição;
- Ingeriram de forma muito positiva ... acharam delicioso.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- como só há a nossa turma na escola, todos participam, em cada dia colaboram 4 crianças

7. Como é feita a preparação do solo?

- A limpeza do espaço foi feita por funcionários da Junta de Freguesia. Os pais, prepararam a terra (cavar). Antes de plantar as crianças passaram o ancinho para alizar e retirar ervas. Não utilizamos fertilizantes. Regularmente íamos retirando ervas, com a colaboração das crianças.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, bróculos, couve flor, couve coração, pimentos, tomates,alho francês, nabos, favas, feijão, girasol, espinafres, morangos,courgete, batata doce, pêra melão.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não foram grandes quantidades, pois apostamos na diversidade (para conhecerem muitos legumes).
Foram 12 alfaces, 4 nabos, 3 bróculos, 4 couves flor, 1 kg de morangos... outras ainda não temos a produção final.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para as crianças comerem na escola e para levar para casa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com a ajuda das crianças, com mangueira e com regador. Quando não chove regamos 2x por semana.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não. Não surgiu nenhuma situação grave. Apenas tiramos os caracóis que comem alguns lugumes.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Pintar placas identificativas para a Horta
Escolheram um nome para a Horta – “A Horta é de Todos” e pintaram o nome da Horta numa tábua de madeira, algumas crianças pintaram um legume.
As crianças escolheram o que queriam pintar, e depois escreveram o nome e pintaram uma pequena placa para identificar o que estava plantado na Horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Dramatização da História “O Nabo Gigante”

Na nossa horta cresceram alguns Nabos, mas um era mesmo muito grande. Surgiu a ideia de contar a história do Nabo Gigante, aproveitando o Nabo. Distribuímos os papéis e lá foram puxar o Nabo Gigante. Tal como na história, no dia seguinte fizemos uma bela sopa.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confeção de Sopa e Salada
As crianças foram à Horta apanhar os produtos que precisavam para fazer Sopa e Salada.
Ajudaram a lavar, cortar e confecionar a Sopa e Salada. Por fim comeram e adoraram.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Manutenção da Horta
Criámos a nossa horta biológica com a ajuda de alguns familiares. As crianças trouxeram sementes para plantar, todos trabalharam desde a preparação da terra à recolha de alimentos.
Sempre com grande entusiasmo, plantaram, regaram, trataram e recolheram os vegetais. De forma biológica, sem qualquer produto adicionado. Depois de crescerem, levaram para comer em casa e consumimos na escola. Fizemos sopa, salada e morangos para a sobremesa. Desta forma fomentámos uma alimentação saudável à base de vegetais e produtos da horta; Fomentámos também uma cultura ecológica nos alunos, de preservação da natureza, do ambiente e aproveitamento de recursos naturais;

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/ebjiazoia.sesimbra/