Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Jardim de Infância de Jancido (Gondomar)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Á um ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do mundo;Area das Espressões e Formação Pessoal e Social.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

38

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Participaram na aquisição de plantas , sementes terra e paletes;ajudaram a construir a horta no jardim e contribuiam ativavemte na construção da mesma.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Cuidados com as plantas;
Observação de animais nocivos para as plantas;
Rega da horta;
Chamada de atenção dos colegas, que as vezes não tinham cuidado com o que estava plantado;
Obsevação do crescimento de plantas e frutos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada sala esta responsavel duante uma semana pela manutenção da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do espaço, foi feita por toda a equipa educativa e as familias participaram com terra para preenchermos as paletes para construirmos a horta (espaço de jardim a terra não é boa para cultivo).Não colocamos fertelizante.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface,salsa,morangos,cebolo,feijão,cebolinho e nabiças.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Pouca quantidade.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O que foi produzido foi distribuido pelas cranças que levaram para casa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A agua da chuva é aproveitada para regar as plantas ao fim do dia ou de manha cedo.(um grupo por semana)

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Colocação de sal para afastar os caracois.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Construção da horta com recurso a paletes,envolveu familias e Associação de Pais do JI de Jancido.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Elaboração de uma sopa

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Colheita dos legumes.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Continuação desta atividade para o proximo ano letivo .

15.1. Link para a página da horta: