Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Delães (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

15 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Educação para a Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

55

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os familiares dos alunos, sempre que solicitados, comparecem à escola para ajudar na limpeza da horta e na plantação ou sementeira de novas plantas. Estes familiares, maioritariamente avós, trazem a sua “mão-de-obra” e os materiais próprios para a concretização desta tarefa, transmitindo também saberes relativos à sua vida agrícola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é muito importante para os nossos alunos pois ficam a conhecer a origem dos alimentos, incentiva o cuidado com a natureza, melhora o sentido de responsabilidade e contribui uma alimentação mais saudável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos das turmas envolvidas com a ajuda dos professores e assistentes operacionais, preparam a terra, semeiam/plantam os produtos hortícolas, arrancam as infestantes e colhem os produtos.
Os alunos que entram mais cedo na CAF (complemento de Apoio à Família) tratam da rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza das hortas é feita pelos alunos, arranque manual das ervas e raízes das culturas da época anterior. A mobilização da terra é feita com sachola. A fertilização da terra é feita com o produto resultante da compostagem para conferir às culturas os nutrientes que precisa.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com a relva (retirada do corta-relvas), cascas de frutas e folhas. Sendo a mesma usada quando estiver decomposta misturando-a com a terra homogeneizando-a.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomates baby, favas, beterrabas, alfaces, pepinos e ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

3kg de tomates, 5kg de alfaces, 4kg de beterrabas, 2kg de favas, 3kg de pepinos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta da escola são consumidos no refeitório em saladas e sopas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos que entram mais cedo na CAF (complemento de Apoio à Família) tratam da rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, observando as folhas das plantas uma vez por semana.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopa de favas colhidas na horta da escola. Alguns familiares da turma do 3º ano vieram à escola. Ajudaram os alunos na colheita e na confeção da sopa. Esta atividade realizou-se no dia 12 de maio de 2022.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula na horta:
Através da observação das raízes das plantas a cultivar nas hortas, classificação das mesmas em "raiz aprumada" "raiz fasciculada" e " raiz tuberculosa".
Aula na Horta:
Preparação da terra para o cultivo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:


Aula na horta:
Colocação correta da planta no solo - abertura da cova, colação da planta mantendo-a na vertical, aperto da terra e, por fim, rega.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: