Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Jardim de Infância de Casalinhos de Alfaiata (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

3 palotes com 1,20mx1m cada

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

todas as áreas de conteúdo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias estiveram envolvidos na elaboração e construção da horta-3 palotes com terra , na cedência de sementes e plantas e este ano na construção e manutenção do compostor.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

È organizada por grupos de sala com as crianças de 5 anos, duas vezes por semana
1- Preparação da terra com os materiais: cascas de fruta, borras de café e folhas secas
2- Semear/ Plantar : favas, morangos, feijão verde, alfaces e tomates
3- Regar e tirar as ervas
4- Recolher e distribuir pelas famílias

7. Como é feita a preparação do solo?

Preparação da terra com os materiais: cascas de fruta, borras de café e folhas secas e com o produto do compostor

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

folhas secas e ervas do jardim e da horta e de cascas de fruta e borras de café

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

cultura de legumes da época- alfaces, tomates , favas e morangos

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

pouca produção alguns quilos de favas e alfaces que dá para distribuir pela maioria das famílias

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

distribuição pelas famílias e confeção de saladas no J.I.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

a rega é realizada com pequenos regadores e durante a noite os palotes ficam cobertos com plástico para a condensação

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Avós que ajudam na plantação
Confeção de sopas e saladas promoção de uma alimentação saudável

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

não existe