Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Jardim de Infância de Boleiros - Maxieira (Ourém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

12m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do mundo; Formação pessoal e social

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Agora como as famílias não podem entrar no recinto (devido à covid) escolar para colaborar connosco são envolvidas com a publicação de notícias frequentes na nossa página de WhatsApp. Quando alguns hortícolas têm o crescimento completo levam esses produtos para casa. Por outro lado

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

7. Como é feita a preparação do solo?

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A criança que é chefe (rotativamente) naquele dia tem a incumbência de colocar as cascas das frutas ou as frutas que se estragaram, os restos de hortícolas e a erva que é retirada dos canteiros. As folhas secas das árvores da escola também são colocadas no compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas; couves, alhos, espinafres, nabiças, rúcula, nabos, rabanetes, salsa, coentros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Como este ano tem sido muito seco a rega tem sido feita uma vez por semana, a meio da semana agora no inverno. Quando o tempo está quente a rega é feita dia sim dia não.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Registo do crescimento das espécies.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: