Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Secundária de Peniche (Peniche)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o final do ano letivo passado (2020/2021); começou com projeto de Cidadania e Desenvolvimento de turma do 11.º CT2. O projeto foi continuado pelos alunos da Educação Especial.

2. Área aproximada da horta (m²):

25 m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Alunos de Educaçaõ Especial integrados em várias turmas. Esporadicamente outras turmas também dão contributos significativos.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No apoio aos alunos, nomeadamente no fornecimento de materias necessários.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é um excelente local de aprendizagem para os alunos da Educação Especial, favorecendo a sua integração em vários contextos. Os outros alunos veem-nos como um exemplo e apreciam o seu empenho. A horta também é usada como ambiente de aprendizagem para outras turmas, tanto no cursos científico-humanísticos, como no ensino profissional. Veio melhorar um espaço que estava abandonado, especialmente depois de removido antigo pavilão com cobertura de amianto. A comunidade escolar valoriza toda esta dinâmica. Com a recente aprovação do Clube de Ciência Viva na Escola, desenvolver-se-ão outras valências.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Feita periodicamente, com o apoio de professores e assistentes responsáveis pelos alunos de Educação Especial. Elabora-se uma grelha referente às tarefas a desenvolver, que é sistematicamente cumprida com todo o cuidado. Sempre que possível outros alunos apoiam.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e a mobilização do terreno é efetuada sistematicamente, com recurso aos apetrechos disponíveis. Por enquanto ainda não é possível, recorrer ao composto, pois só este ano se recorreu a compostor cedido pela Câmara Municipal de Peniche. Sempre que possível recorre-se à água da chuva recolhida.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: