Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB 2,3 Egas Moniz (Guimarães)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
A Associação de Pais também se disponibiliza para a divulgação de atividades.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Plantação de árvores de fruto, limpeza de canteiros, sementeiras havendo grupos de alunos com vontade de autonomamente fazer esses trabalhos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Poesia feita pelos alunos;
Leitura de trechos do livro: A floresta, de Sophia de Mello Breyner Andersen e Ou isto ou aquilo, de Maria Cecília Meireles
Estiveram presentes duas turmas do 5.º ano (cerca de 50 alunos) com as suas professoras de Português e de Música e ainda os alunos do CAA
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
CITY NATURE CHALLENGE 2022
Global Action Days
No passado dia 29 de abril, durante as aulas de Geografia (que aborda a questão da importância da Agricultura Biológica na preservação da Biodiversidade), cerca de 90 alunos do 8.º ano de escolaridade participaram na iniciativa internacional "City Nature Challenge 2022
Com a orientação de técnicos do Laboratório da Paisagem e da professora de Geografia, os alunos procuraram e observaram a Biodiversidade dentro do recinto escolar e usaram a aplicação móvel Biodiversity GO para a registar!
Observaram os Rebentos da Primavera do castanheiro plantado em novembro!
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: