Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Externato da Luz (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o início de março de 2022.

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

16

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais 8º ano, 1º ciclo e Pré-escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

424

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A reação dos alunos observada pelas professoras e educadoras é muito positiva. Os alunos com necessidades educativas especiais participam de forma colaborativa nas atividades e a aula na horta é uma oportunidade para estes interagirem mais com os colegas de turma pois apresentam muitas dificuldades em comunicar. Alguns alunos abordaram a professora de Ciências com questões sobre como tratar plantas em casa, e outros alunos sugeriram, na última reunião do Conselho Eco-Escolas, uma atividade para semear ervas aromáticas. Assim, as famílias semeiam as ervas e levam o vaso ilustrado pelos alunos para casa e tratarem das plantas. As professoras do 1º ciclo desenvolveram atividades a propósito da horta com a criação de um livro de cheiros e plantação de ervas aromáticas na sala. Esta atitude é reflexo de uma maior interação com a horta e os alimentos aí produzidos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Desenvolvemos uma parceria com o Projeto Hortas Ecológicas dinamizado pela Filomena Aivado e pelo João Santos que fazem a manutenção da horta e dão aulas na horta duas vezes por semana. Os alunos têm ajudado nesta manutenção, aquando das aulas em que os monitores estão presentes, contribuindo na rega das plantas e na monda.

7. Como é feita a preparação do solo?

Este processo foi feito pelos alunos do 8º ano sob a orientação do João e da Filomena usando técnicas pouco agressivas e que permitem a conservação das características do solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os restos orgânicos, resultantes do funcionamento do refeitório, são transformados em composto numa máquina para o efeito. Este composto foi usado na nossa horta e colocado pelos alunos do 8º ano.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomateiro, cebola, alface, pimenteiro, feijoeiro, abóboras e flores atrativas para insetos benéficos, ou repelentes de pragas, ou comestíveis como cosmos, as centáureas e as amarantáceas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Por enquanto, alfaces (não chegámos a pesar).

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O refeitório da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos instalado um sistema de rega gota-a-gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita duas vezes por semana pela equipa das Hortas Ecológicas e pelas turmas envolvidas nas atividades da semana.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Os alunos acompanharam e participaram nas diversas etapas necessárias à produção de chorume, ótimo fertilizante, inseticida e repelente da nossa horta.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Como estava a chover na hora da aula na horta, resolveu-se ir para o telheiro do recreio fazer uma sementeira de milho, abóbora, tomate, feijão e medronheiro para, mais tarde, plantar na horta. Com materiais usados e recicláveis, como rolos de cartão e embalagens de ovos, os alunos do 8º ano divertiram-se e aprenderam sobre a germinação e a importância das espécies autóctones nesta aula adaptada às mudanças da natureza.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Antes de iniciar a preparação do solo, os alunos do 8º ano, sob orientação da Filomena Aivado, identificaram as plantas ali existentes e perceberam que muitas são comestíveis, outras têm interesse medicinal, outras são úteis para fazer chorume, desmontando assim o conceito de erva daninha. Os alunos do 4º ano analisaram algumas características do solo, nomeadamente a sua natureza argilosa e a capacidade de retenção de água e os do 8º prepararam o terreno usando ferramentas agrícolas como a forquilha, a pá, a enxada, etc. Nas semanas seguintes, procedeu-se à plantação em cuvetes com os alunos do 1º ao 4º ano. Em maio, os meninos do ensino pré-escolar tiveram a oportunidade de colher as primeiras alfaces que foram partilhadas com todos no refeitório da escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos do 3º ano assistiram a uma aula na horta onde puderam observar pupas de insetos que se instalaram nos abrigos para o efeito construídos pelos alunos do 8º ano em novembro passado. Para além disso, os alunos identificaram e degustaram plantas silvestres comestíveis e medicinais que se encontram no espaço da horta. No decorrer de uma das sessões um dos alunos mostrou aos colegas como se faz uma "boneca" a partir do botão de uma flor de papoila.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://sites.google.com/externatodaluz.com/externatodaluz-eco-escolas/horta-biol%C3%B3gica