saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o início de março de 2022.
2. Área aproximada da horta (m²):
30 m²
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
16
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais 8º ano, 1º ciclo e Pré-escolar
3.3. N.º de alunos envolvidos:
424
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A reação dos alunos observada pelas professoras e educadoras é muito positiva. Os alunos com necessidades educativas especiais participam de forma colaborativa nas atividades e a aula na horta é uma oportunidade para estes interagirem mais com os colegas de turma pois apresentam muitas dificuldades em comunicar. Alguns alunos abordaram a professora de Ciências com questões sobre como tratar plantas em casa, e outros alunos sugeriram, na última reunião do Conselho Eco-Escolas, uma atividade para semear ervas aromáticas. Assim, as famílias semeiam as ervas e levam o vaso ilustrado pelos alunos para casa e tratarem das plantas. As professoras do 1º ciclo desenvolveram atividades a propósito da horta com a criação de um livro de cheiros e plantação de ervas aromáticas na sala. Esta atitude é reflexo de uma maior interação com a horta e os alimentos aí produzidos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Desenvolvemos uma parceria com o Projeto Hortas Ecológicas dinamizado pela Filomena Aivado e pelo João Santos que fazem a manutenção da horta e dão aulas na horta duas vezes por semana. Os alunos têm ajudado nesta manutenção, aquando das aulas em que os monitores estão presentes, contribuindo na rega das plantas e na monda.
7. Como é feita a preparação do solo?
Este processo foi feito pelos alunos do 8º ano sob a orientação do João e da Filomena usando técnicas pouco agressivas e que permitem a conservação das características do solo.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os restos orgânicos, resultantes do funcionamento do refeitório, são transformados em composto numa máquina para o efeito. Este composto foi usado na nossa horta e colocado pelos alunos do 8º ano.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Tomateiro, cebola, alface, pimenteiro, feijoeiro, abóboras e flores atrativas para insetos benéficos, ou repelentes de pragas, ou comestíveis como cosmos, as centáureas e as amarantáceas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Por enquanto, alfaces (não chegámos a pesar).
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
O refeitório da escola.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Temos instalado um sistema de rega gota-a-gota.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização é feita duas vezes por semana pela equipa das Hortas Ecológicas e pelas turmas envolvidas nas atividades da semana.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Os alunos acompanharam e participaram nas diversas etapas necessárias à produção de chorume, ótimo fertilizante, inseticida e repelente da nossa horta.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Como estava a chover na hora da aula na horta, resolveu-se ir para o telheiro do recreio fazer uma sementeira de milho, abóbora, tomate, feijão e medronheiro para, mais tarde, plantar na horta. Com materiais usados e recicláveis, como rolos de cartão e embalagens de ovos, os alunos do 8º ano divertiram-se e aprenderam sobre a germinação e a importância das espécies autóctones nesta aula adaptada às mudanças da natureza.
Atividade 2:
Descrição:
Antes de iniciar a preparação do solo, os alunos do 8º ano, sob orientação da Filomena Aivado, identificaram as plantas ali existentes e perceberam que muitas são comestíveis, outras têm interesse medicinal, outras são úteis para fazer chorume, desmontando assim o conceito de erva daninha. Os alunos do 4º ano analisaram algumas características do solo, nomeadamente a sua natureza argilosa e a capacidade de retenção de água e os do 8º prepararam o terreno usando ferramentas agrícolas como a forquilha, a pá, a enxada, etc. Nas semanas seguintes, procedeu-se à plantação em cuvetes com os alunos do 1º ao 4º ano. Em maio, os meninos do ensino pré-escolar tiveram a oportunidade de colher as primeiras alfaces que foram partilhadas com todos no refeitório da escola.
Atividade 3:
Descrição:
Os alunos do 3º ano assistiram a uma aula na horta onde puderam observar pupas de insetos que se instalaram nos abrigos para o efeito construídos pelos alunos do 8º ano em novembro passado. Para além disso, os alunos identificaram e degustaram plantas silvestres comestíveis e medicinais que se encontram no espaço da horta. No decorrer de uma das sessões um dos alunos mostrou aos colegas como se faz uma "boneca" a partir do botão de uma flor de papoila.
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta:
https://sites.google.com/externatodaluz.com/externatodaluz-eco-escolas/horta-biol%C3%B3gica