Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Jardim de Infância da Lousã (Lousã)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Participam ativamente na compra dos produtos da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Aumento do consumo de fruta e legumes.
Maior respeito pela natureza.
Maior interesse por conhecer a origem dos produtos cultivados.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Árvores de fruto, nomeadamente ameixoeira, tangerineira e pessegueiro.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Aproximadamente 45 Kg de ameixas e cerca de 40 kg de tangerinas.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Através da torneira instalada nesse depósito, as crianças enchem os regadores para proceder à regra, sempre que necessário. A rega é sempre feita com o reaproveitamento das águas pluviais.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A festa das sopas é realizada uma vez por ano com a colaboração da Associação de Pais e famílias.
No estabelecimento, são confecionadas vários tipos de sopa com alguns dos produtos da horta.
São convidadas todas as famílias, comunidade educativa e comunidade envolvente para a degustação das sopas confecionadas.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Todas as semanas as turmas têm momentos/aulas na horta. Dedicamos as aulas à observação das plantas e ao registo do seu crescimento; aprende-se a origem dos alimentos, como são criados e de onde vêm; fazem-se contagens, fazem-se pesagens e ordena-se por tamanhos, enriquece-se o vocabulário através de vocábulos ligados ao cultivo e nomes das várias plantas existentes; aperfeiçoa-se o entendimento de todo o processo de produção dos alimentos.
As aulas na horta são, ainda, uma oportunidade para a aprendizagem de noções básicas de ciências . É possível perceber o processo da fotossíntese e de como as plantas podem purificar o ar quando absorvem o dióxido de carbono e liberam oxigênio para atmosfera.
Na horta temos oportunidade de descobrir que podemos e devemos viver de forma sustentável, para além de aprendermos a reciclagem e compostagem, através do uso de restos de frutas e vegetais como fertilizante, assim como a fazer um reaproveitamento e consumo consciente de água.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: