Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Jardim de Infância da Lousã (Lousã)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

No inicio do ano letivo conhecemos o espaço, onde anteriormente já se cultivou. Este espaço estava sem qualquer tipo de cultivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

48m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Áreas de Conteúdo da Educação Pré escolar.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

145

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas na época das sementeiras. Ajudam na preparação da terra, oferecem diversos tipos de sementes, plantas e árvores de fruto.
Participam ativamente na compra dos produtos da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Aumento do consumo de produtos biológicos no seio familiar.
Aumento do consumo de fruta e legumes.
Maior respeito pela natureza.
Maior interesse por conhecer a origem dos produtos cultivados.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O terreno da horta está dividido em seis partes, proporcionalmente ao numero de turmas. Cada turma semeia, planta e cuida da sua área. É tido em consideração a diversidade de produtos cultivados.

7. Como é feita a preparação do solo?

A terra é fresada com a máquina de fresar. A fertilização é feita com recurso à compostagem. A limpeza e manutenção é feita por adultos e crianças.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada no compostor que existe junto à horta. É realizada com cascas e restos de frutas, folhas secas, paus e água.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cultura de favas, ervilhas, couve, alho francês, alfaces, coentros, salsa, cebolo e morangueiros.
Árvores de fruto, nomeadamente ameixoeira, tangerineira e pessegueiro.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Produziu-se cerca de 6 kg de alfaces, 4 Kg de favas, 3 Kg de cebolas, 5,5 kg de ervilhas e cerca de 10 molhos de coentros e 10 molhos de salsa.
Aproximadamente 45 Kg de ameixas e cerca de 40 kg de tangerinas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram utilizados na confeção de sopa na Festa da Sopa, foram consumidos pelas crianças e vendidos aos Encarregados de Educação e famílias.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é encaminhada para o depósito/reservatório.
Através da torneira instalada nesse depósito, as crianças enchem os regadores para proceder à regra, sempre que necessário. A rega é sempre feita com o reaproveitamento das águas pluviais.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Monitorização realizada semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Festa das Sopas
A festa das sopas é realizada uma vez por ano com a colaboração da Associação de Pais e famílias.
No estabelecimento, são confecionadas vários tipos de sopa com alguns dos produtos da horta.
São convidadas todas as famílias, comunidade educativa e comunidade envolvente para a degustação das sopas confecionadas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta.
Todas as semanas as turmas têm momentos/aulas na horta. Dedicamos as aulas à observação das plantas e ao registo do seu crescimento; aprende-se a origem dos alimentos, como são criados e de onde vêm; fazem-se contagens, fazem-se pesagens e ordena-se por tamanhos, enriquece-se o vocabulário através de vocábulos ligados ao cultivo e nomes das várias plantas existentes; aperfeiçoa-se o entendimento de todo o processo de produção dos alimentos.
As aulas na horta são, ainda, uma oportunidade para a aprendizagem de noções básicas de ciências . É possível perceber o processo da fotossíntese e de como as plantas podem purificar o ar quando absorvem o dióxido de carbono e liberam oxigênio para atmosfera.
Na horta temos oportunidade de descobrir que podemos e devemos viver de forma sustentável, para além de aprendermos a reciclagem e compostagem, através do uso de restos de frutas e vegetais como fertilizante, assim como a fazer um reaproveitamento e consumo consciente de água.



Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: