Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Secundária 2,3 Lima de Freitas (Setúbal)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

140

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Física e Química

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Contribuem com espécies hortícolas para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Antes era um terreno baldio e cheio de lixo, atualmente os alunos, de todos os anos, passam pela horta nos intervalos e cuidam dela.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Pelo menos uma vez por semana cada turma faz a manutenção da horta, isto é, retirar ervas daninhas, colocar estacas para o feijão e os tomateiros treparem, efetuar a rega todos os dias ( cada dia um aluno segundo uma escala organizada), plantar espécies novas, colher as que já estão boas para consumo.

7. Como é feita a preparação do solo?

De início o solo foi todo cavado para retirar as ervas daninhas e espécies indesejadas assim como resto de entulho de obras, pedras e restos de cimento. Foi solicitado estrumo à Camara Municipal de Setúbal, para fertilizar o solo uma vez que este é muito pobre. Ainda estamos a aguardar que venha, apesar de ter sido solicitado no inicio do ano. O solo depois de limpo (na medida do possível) foi novamente revolvido de forma a poder ser plantado.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os restos das ervas daninhas retiradas e plantas mortas vão para a compostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batata, Favas, Tomates, Alfaçes, Cougetes, Courgette, Abobora, Feijão verde. Como plantas companheiras temos: Coentros, Salsa, Tomilho, Menta.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ainda não temos estimativa uma vez que é a primeira vez que temos produção.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

a serem consumidos pela comunidade escolar.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é efetuada pelos alunos todos os dias, no intervalo maior ou quando há manutenção da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Por enquanto ainda não, porque ainda não foram detetadas doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Explicar aos alunos a importância de culturas variadas para evitar as pragas na agricultura biológica. Principalmente algumas espécies companheiras ou aromáticas que servem de chamariz aos insetos prejudiciais como por exemplo, as mentas, o tomilho, coentros e salsa.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Falar aos alunos da importância da reciclagem na horta. Uma das atividades foi efetuar sementeira nos rolinhos do papel higiénico com terra. Quando as sementes germinal, coloca-se o rolinho com a planta na terra.Esta técnica foi efetuada nos tomateiros, feijão verde, coentros, salsa e favas.
Assim como a importância da compostagem.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Outra aula que ocorreu na horta foi aprender sobre as diferentes espécies existentes naquele espaço e na interação entre elas ( relações interespecíficas), como por exemplo: os insetos polinizadores; as formigas que constroem as suas galerias, arejando assim o solo; os pássaros que se alimentam dos insetos, etc. Há todo um ecossistema dentro de uma pequena horta. ( não há fotos)

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Apesar de ser uma horta feita em terreno semi-argiloso e pobre em matéria orgânica, esta tem-se mostrado resistente a todos os contratempos (solo, clima etc.) e está a produzir, todos na escola estamos expectantes a ver o que se poderá colher dela, e continuar com esta horta em projetos futuros.

15.1. Link para a página da horta:

ainda não existe