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questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
1 ano
2. Área aproximada da horta (m²):
140
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais e Física e Química
3.3. N.º de alunos envolvidos:
60
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Contribuem com espécies hortícolas para a horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Antes era um terreno baldio e cheio de lixo, atualmente os alunos, de todos os anos, passam pela horta nos intervalos e cuidam dela.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Pelo menos uma vez por semana cada turma faz a manutenção da horta, isto é, retirar ervas daninhas, colocar estacas para o feijão e os tomateiros treparem, efetuar a rega todos os dias ( cada dia um aluno segundo uma escala organizada), plantar espécies novas, colher as que já estão boas para consumo.
7. Como é feita a preparação do solo?
De início o solo foi todo cavado para retirar as ervas daninhas e espécies indesejadas assim como resto de entulho de obras, pedras e restos de cimento. Foi solicitado estrumo à Camara Municipal de Setúbal, para fertilizar o solo uma vez que este é muito pobre. Ainda estamos a aguardar que venha, apesar de ter sido solicitado no inicio do ano. O solo depois de limpo (na medida do possível) foi novamente revolvido de forma a poder ser plantado.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os restos das ervas daninhas retiradas e plantas mortas vão para a compostagem.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Batata, Favas, Tomates, Alfaçes, Cougetes, Courgette, Abobora, Feijão verde. Como plantas companheiras temos: Coentros, Salsa, Tomilho, Menta.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Ainda não temos estimativa uma vez que é a primeira vez que temos produção.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
a serem consumidos pela comunidade escolar.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é efetuada pelos alunos todos os dias, no intervalo maior ou quando há manutenção da horta.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Por enquanto ainda não, porque ainda não foram detetadas doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Explicar aos alunos a importância de culturas variadas para evitar as pragas na agricultura biológica. Principalmente algumas espécies companheiras ou aromáticas que servem de chamariz aos insetos prejudiciais como por exemplo, as mentas, o tomilho, coentros e salsa.
Atividade 2:
Descrição:
Falar aos alunos da importância da reciclagem na horta. Uma das atividades foi efetuar sementeira nos rolinhos do papel higiénico com terra. Quando as sementes germinal, coloca-se o rolinho com a planta na terra.Esta técnica foi efetuada nos tomateiros, feijão verde, coentros, salsa e favas.
Assim como a importância da compostagem.
Atividade 3:
Descrição:
Outra aula que ocorreu na horta foi aprender sobre as diferentes espécies existentes naquele espaço e na interação entre elas ( relações interespecíficas), como por exemplo: os insetos polinizadores; as formigas que constroem as suas galerias, arejando assim o solo; os pássaros que se alimentam dos insetos, etc. Há todo um ecossistema dentro de uma pequena horta. ( não há fotos)
15. Outros aspetos de realce da horta:
Apesar de ser uma horta feita em terreno semi-argiloso e pobre em matéria orgânica, esta tem-se mostrado resistente a todos os contratempos (solo, clima etc.) e está a produzir, todos na escola estamos expectantes a ver o que se poderá colher dela, e continuar com esta horta em projetos futuros.
15.1. Link para a página da horta:
ainda não existe