Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

EPB - Escola Profissional de Braga (Braga)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Integração, português, fisico-quimica, componente tecnológica da área de saúde e da área de Frio e Climatização

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Apoio na angriação dos pezinnhos e sementes para plantar

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O delegado de cada turma organizou grupos de trabalho e todos os dias um grupo de 2 a 3 alunos realizava a manutenção da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Em Outubro foi realizada a limpeza do solo, depois a fertilização e rega e depois foram plantadas várias espécies vegetais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi construído durante o mês de maio com material reutilizado e encontrado7trazido pelos alunos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, cebolinha, pimentos, couve, ervas aromáticas, morangos

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Recolheram-se cerca de dois sacos de compras com aproximadamente 6 kilos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Todos os produtos recolhidos foram doados à associação Virar a Página, associação escolhido pelos alunos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

O projeto da recolha da chuva iniciou em Maio.
A rega é realizada e monitorizada pelos alunos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sempre que os alunos vão à horta fazem a verificação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Doação dos alimentos para uma instituição de voluntariado de apoio a famílias carenciadas

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Concurso para a realização do compostor e da rega na horta. As turmas tiveram de apresentar um plano de ação, com os custos e benefícios associados e depois realizaram um pitch perante um juri.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Algumas aulas sobre a temática do ambiente e desenvolvimento sustentável foram realizadas na horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Campanha Papel Zero - Para devolver ao planeta o que consumimos em papel foram plantadas várias árvores na horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

www.epb.pt