Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB S. Faustino (Guimarães)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
2 – Conhecer e explorar as variedades e importância das sementes
3 – Conhecer várias flores e ervas aromáticas e sua importância na biodiversidade e controlo de pragas no jardim e horta
4 – Explorar e conhecer alguns dos insetos úteis
5 – Construir abrigos para insetos amigos
6 – Poder explorar o processo de compostagem (degradação de resíduos orgânicos em fertilização natural)
7 – Oficinas com lupas para explorar toda a biodiversidade do micro-sistema da horta
8 - Explorar algumas oficinas de cozinha – preparação simples de refeições com legumes da horta...
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
• Beterraba: cebola
• couve: artemísia, sálvia, alecrim e tomilho
• Feijão: nabo, segurelha, alecrim e milho
• Nabo: alecrim e hortelã
• Morangueiro: alface, cebolas e espinafres
• Repolho: cebola e estragão
• Tomate: cravo túnico, manjericão
• Cebolinho: Cenoura, Framboesa, Groselha e Pepino
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
2. Fornecer abrigo para inimigos naturais das pragas, como insetos predadores (aranhas, joaninhas), morcegos, pássaros.
3. Melhorar a estrutura do solo, adicionando composto orgânico ou fazendo adubação verde. Permite assim, um solo saudável que permite o crescimento de plantas mais saudáveis.
4. Cultivar ervas aromáticas e medicinais para trazer insetos benéficos à horta que, têm um efeito repelente para pragas.
5. Cortar as primeiras plantas infestadas e remove-las do local. Assim, ao remover os resíduos das colheitas infetadas, vamos ajudar a interromper os ciclos biológicos dos insetos.
6. Utilizar sempre métodos preventivos naturais, como controlo biológico. Quando facilmente visíveis, devemos recolher manualmente as pragas.
7. Evitar monoculturas em canteiros ou parcelas com área superior a 1 m2. Como resultado promovemos maior biodiversidade, cultivando por exemplo algumas plantas como flores comestíveis como amores perfeitos, calêndulas, camomila, capuchinhas, entre outras.
8. Promover a rotação de culturas. Acima de tudo, não cultivar os mesmos tipos de vegetais no mesmo local todos os anos. Podemos fazer uma rotação de 3 anos em 3 canteiros ou uma rotação de 4 anos em 4 parcelas (mais aconselhado).
Mesmo com todos os cuidados enumerados, é normal que possam surgir algumas pragas, sobretudo as mais comuns. Assim, devemos utilizar algumas armadilhas adequadas no controlo ecológico de pragas como por exemplo as placas de cartão amarelo pegajoso (facilmente encontradas no mercado). Estas são muito eficazes em alguns insetos voadores como mosca branca e alguns pulgões.
Menos aconselhado também podemos usar Tratamentos naturais mas, atenção, só em ultima instancia!
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Foram utilizados produtos diversos que embora não tenham sido os da horta escolar eram também biológicos e por isso foram exemplo para iniciar a horta.
Os alunos sensibilizaram a comunidade e os pais para diferentes aspectos e formas de reciclar e usar alguns produtos e foram falando que era importante aproveitar algumas coisas para fazer adubos em casa
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Nesta atividade as crianças confecionaram compota de abóbora usando abóbora biológica da horta da educadora. A compota foi trocada na feira da escola e o fruto da troca foram algumas sementes e mais tarde serão algumas plantas e também terra. Também alguns foram vendidos por um preço simbólico e foi abordado a importância da sustentabilidade económica
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: