Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Secundária Drª Laura Ayres (Loulé)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

Medronheiro
Medronheiro
Horta Biológica
Horta Biológica
Horta Biológica II
Horta Biológica II
Plantações diversas
Plantações diversas
Plantações.
Plantações.
Estufa.
Estufa.

horta em março

Alface roxa
Alface roxa
Batatas
Batatas
Compostor
Compostor
Couve coração de boi
Couve coração de boi
Couve tronchuda
Couve tronchuda
Favas
Favas

horta em maio

Batateira
Batateira
Tomateiro
Tomateiro
Um dos nossos canteiros de Plantas aromáticas
Um dos nossos canteiros de Plantas aromáticas
Alfazema e outras plantas aromáticas
Alfazema e outras plantas aromáticas
Compostor e vinha
Compostor e vinha
Limoeiro
Limoeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

390

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

14

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento + Ciências Naturais +Curso Profissional de Técnicos de Jardinagem e Curso Profissional de Técnicos de Cozinha

3.3. N.º de alunos envolvidos:

500

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que solicitados, a convite dos órgãos de gestão, diretores de turma e diretores de curso.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Na comunidade Escolar: educação ambiental; mudança nas atitudes e comportamentos face à proteção ambiental. motivação para a ingestão de alguns alimentos; pesquisas, por parte das famílias, acerca do valor nutricional dos alimentos cultivados...

Nos alunos: incutir nos jovens hábitos de sustentabilidade ambiental; (re)descobrir biodiversidade vegetal existente na escola; oferecer outras atividades educacionais; criar recursos que permitam o aumento de uma consciência ambiental sã; mudar atitudes e comportamentos face à proteção ambiental; mudar comportamentos alimentares; ser ponto de partida para as ciências experimentais....

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é organizada pelos professores, com maior frequência os professores do Curso de Técnicos de Jardinagem. Quanto à repartição das tarefas, são essencialmente as turmas de jardinagem que se ocupam da recuperação e manutenção da horta já existente, de acordo com a orientação dos professores. No entanto, todas as turmas, principalmente, os eco-delegados também estão envolvidos na participação das tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita manualmente, com as mãos ou com ferramentas de mão apropriadas à idade. A mobilização é feita com a enxada, sacho, ancinho e por vezes com a picareta, dada a textura argilosa do terreno. A fertilização é feita com composto da compostagem, substratos orgânicos e estrume de cavalo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos verdes dos jardins existentes e restos de comida da cozinha crus;

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Loendros boldos; Pinheiro, Medronheiro, Alfarrobeira, Árvore da Borracha, Laranjeira, Roseira, Malva, Bolbos, couves várias, alface, rabanete, cebolas, batata, ervilha, fava, alecrim, manjericão, hortelã.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de forma automática, com sistema de rega gota-a-gota, com tempos e frequência de rega ajustada em função da época do ano e/ou estado de tempo.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

O acompanhamento das pragas é feito uma vez por semana por observação visual das pragas ou doenças e respetivos sintomas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Estudo da bio-diversidade vegetal e atividades experimentais, embelezamento dos espaços exteriores

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Hortas Biológicas

O embelezamento dos espaços exteriores da ESLA foi a atividade que envolveu um maior número de pessoas. Depois da planificação da atividade, os resultados finais foram surpreendentes para toda a comunidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Construção de um compostor

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Embelezamento dos Espaços Exteriores da escola

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é muitas vezes ponto de partida para atividades de sensibilização para a preservação da natureza, na medida em que os jovens valorizam a vida vegetal. É também motivação para a realização de algumas atividades no âmbito das ciências experimentais. Observam-se os insetos que por lá aparecem (joaninhas, borboletas, besouros, gafanhotos - na primavera) e o processo de crescimento da vida vegetal. É através de um processo de destilação, em articulação com a disciplina de Físico-química, que se produz um pouco de medronho, produto reconhecido na nossa terra.

15.1. Link para a página da horta:

https://sites.google.com/esla.edu.pt/eco-escolas/eco-escolas