saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
5 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
390
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
14
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Cidadania e Desenvolvimento + Ciências Naturais +Curso Profissional de Técnicos de Jardinagem e Curso Profissional de Técnicos de Cozinha
3.3. N.º de alunos envolvidos:
500
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
6
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que solicitados, a convite dos órgãos de gestão, diretores de turma e diretores de curso.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Na comunidade Escolar: educação ambiental; mudança nas atitudes e comportamentos face à proteção ambiental. motivação para a ingestão de alguns alimentos; pesquisas, por parte das famílias, acerca do valor nutricional dos alimentos cultivados...
Nos alunos: incutir nos jovens hábitos de sustentabilidade ambiental; (re)descobrir biodiversidade vegetal existente na escola; oferecer outras atividades educacionais; criar recursos que permitam o aumento de uma consciência ambiental sã; mudar atitudes e comportamentos face à proteção ambiental; mudar comportamentos alimentares; ser ponto de partida para as ciências experimentais....
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta é organizada pelos professores, com maior frequência os professores do Curso de Técnicos de Jardinagem. Quanto à repartição das tarefas, são essencialmente as turmas de jardinagem que se ocupam da recuperação e manutenção da horta já existente, de acordo com a orientação dos professores. No entanto, todas as turmas, principalmente, os eco-delegados também estão envolvidos na participação das tarefas.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza é feita manualmente, com as mãos ou com ferramentas de mão apropriadas à idade. A mobilização é feita com a enxada, sacho, ancinho e por vezes com a picareta, dada a textura argilosa do terreno. A fertilização é feita com composto da compostagem, substratos orgânicos e estrume de cavalo.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Resíduos verdes dos jardins existentes e restos de comida da cozinha crus;
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Loendros boldos; Pinheiro, Medronheiro, Alfarrobeira, Árvore da Borracha, Laranjeira, Roseira, Malva, Bolbos, couves várias, alface, rabanete, cebolas, batata, ervilha, fava, alecrim, manjericão, hortelã.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita de forma automática, com sistema de rega gota-a-gota, com tempos e frequência de rega ajustada em função da época do ano e/ou estado de tempo.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
O acompanhamento das pragas é feito uma vez por semana por observação visual das pragas ou doenças e respetivos sintomas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Estudo da bio-diversidade vegetal e atividades experimentais, embelezamento dos espaços exteriores
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Hortas Biológicas
O embelezamento dos espaços exteriores da ESLA foi a atividade que envolveu um maior número de pessoas. Depois da planificação da atividade, os resultados finais foram surpreendentes para toda a comunidade.
Atividade 2:
Descrição:
Construção de um compostor
Atividade 3:
Descrição:
Embelezamento dos Espaços Exteriores da escola
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta é muitas vezes ponto de partida para atividades de sensibilização para a preservação da natureza, na medida em que os jovens valorizam a vida vegetal. É também motivação para a realização de algumas atividades no âmbito das ciências experimentais. Observam-se os insetos que por lá aparecem (joaninhas, borboletas, besouros, gafanhotos - na primavera) e o processo de crescimento da vida vegetal. É através de um processo de destilação, em articulação com a disciplina de Físico-química, que se produz um pouco de medronho, produto reconhecido na nossa terra.
15.1. Link para a página da horta:
https://sites.google.com/esla.edu.pt/eco-escolas/eco-escolas