Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB 2,3 de Pevidém (Guimarães)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
rega acompanhados pelos funcionários. Cada grupo/turma possui um canteiro que cultiva segundo os
princípios da Agricultura Biológica. São realizadas sementeiras (sementes biológicas em estufa - já existente
na escola), de acordo com a época que posteriormente serão plantadas na horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
da compostagem produzida na escola.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
1. Ervilha, alface e couve lombarda
2. Alface e salsa.
3. Fava, coentros e couve-penca.
4. Pepino, tomate e pimento.
5 Alho francês, beterraba, alecrim e couve flor.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
- Workshop;
- visita de turmas à horta para aulas práticas experimentais (do pré-escolar ao 9º ano);
- articulação curricular;
- oferta de legumes para confeção de refeições a alunos de famílias de baixo nível económico;
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
pluviais guardadas e bidons (reaproveitamento das fabricas da comunidade).
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Realização de culturas diversificadas com rotações; instalação de culturas intercalares de plantas aromáticas como medida de prevenção; manutenção de ninhos artificiais e hotel para insetos; armadilhas de cerveja; apanha manual de pragas e manutenção da horta para limpeza das ervas daninhas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: