Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB Regedoura (Ovar)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Cerca de 1 ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

70m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Esporadicamente com a entrega de sementes/plantas e troca de informações/saberes .

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Reconhecimento da importância das hortas biológicas; adesão dos alunos na recolha das cascas das frutas para o compostor; manutenção do espaço do Jardim das Aromáticas (zona criada na mesma altura).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Há uma tabela afixada no placard Eco-escolas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza foi feita por um funcionário da J. Freguesia e por professores; a mobilização e fertilização foi feita, por pequenas etapas, com a intervenção de equipas: professora-alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A maioria dos materiais provêm dos lanches dos alunos e da limpeza dos recreios ( folhas das árvores no outono e ervas secas resultantes da limpeza das zonas envolventes).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Pimento / tomate
alface/alho
feijão/milho/ abóboras

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao momento foram recolhidos alguns pés de alface e alguns tomates.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O que foi colhido foi servido no lanche dos alunos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com água da companhia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A participação dos alunos nas atividades realizadas neste espaço, foram momentos de descoberta e de aprendizagem: as competências trabalhadas estão de acordo com os conteúdos programáticos pré definidos, quer no ensino pré escolar como no 1.º ciclo. Os alunos e respetivos professores, realizaram atividades, em sala de aula e no exterior, várias vezes ( não foi feito registo da frequência) mas, é de salientar que o impacto/interesse foram muito positivos

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: