Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1 Âncora - Lage (Caminha)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Interdisciplinarmente ao currículo.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

34

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Continuou a dinâmica do ano passado: em regime de horta comunitária.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Verificou-se um grande envolvimento e motivação crescentes, principalmente por parte dos alunos do 1.º ano de escolaridade e respetivos pais/encarregados de educação. Como a escola se situa num meio rural e o espaço da horta é pequeno, os anos de escolaridade subsequentes não revelaram tanto entusiasmo, até porque em casa, na sua maioria também têm hortas. ESTE ANO FOI DEVERAS COMPLICADO CUIDAR DA HORTA, POIS OS DOCENTES TIVERAM DE SE DESDOBRAR EM RECUPERAR AS APRENDIZAGENS DESTES DOIS ÚLTIMOS ANOS QUE NÃO SE FIZERAM DEVIDO À COVID.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Escala alternada: numa semana uma turma regava a horta e a outra limpava-a e vice-versa. Constantemente se tiraram fotos - sempre que se verificava o nascimento/crescimento de uma flor ou de um legume/fruto - tomate, pimento, espinafre, curgete, manjericão, nabo, alface, cenoura...

7. Como é feita a preparação do solo?

Só se cava, se limpam as ervas daninhas e se regam as diferentes culturas. Não se usa qualquer tipo de fertilizante. A TERRA É MUITO SECA e cada vez se torna mais difícil a cultura. Já foi pedida à Autarquia ajuda, neste sentido.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas (caril, coentros, manjericão, hortelã, stevia, camomila…), suculentas e brócolos, ervilhas, cenouras, pimentos, espinafres, curgete, morangos, um limoeiro, um araçá, uma nespereira, tomates, nabos, alface, couve branca...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Aproveita-se a água quando chove (garrafões de plástico de 5 litros, cortados mais ou menos a meio). Em tempo de muito calor rega-se apenas ao final da tarde.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta tornou-se um ponto de ligação importante entre a comunidade escolar, tendo permitido o desenvolvimento de laços entre os envolvidos, a absorção de novas aprendizagens e a promoção de uma vida sustentável e de uma cultura biológica.

15.1. Link para a página da horta: