Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo (Peso da Régua)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Curso Técnico de apoio Psicossocial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

9

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Assim como na comemoração do dia da alimentação, os alunos de cozinha organizaram uma série de atividades, envolvendo os vários níveis de ensino em articulação curricular, que culminou com um serviço de almoço, no restaurante pedagógico da escola, onde a maioria dos alimentos confecionados, foram da nossa horta biológica. Todas as sobras foram utilizadas para a confeção de caldos naturais, e posterior compostagem.
Os alunos do Curso Técnico de Apoio Psicossocial promoveram uma atividade na qual as crianças da Sta Casa da Misericórdia do Peso da Régua, criaram uma horta pedagógica, onde plantaram e recolheram posteriormente alguns produtos hortícolas com a finalidade de promover uma educação ambiental e sensibilizar as crianças para a importância da agricultura biológica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Através do funcionário da escola

7. Como é feita a preparação do solo?

No primeiro período, após a escolha do espaço, foi feita a limpeza e preparação do terreno utilizando para o efeito ferramentas adequadas da Escola. As ervas retiradas deste espaço foram colocadas num terreno próximo para secarem e, posteriormente, foram colocadas no compostor. A fertilização do solo foi feita com o composto existente no compostor da Escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Durante a vindima da nossa escola o engaço é usado para compostagem, o bagaço (que são as películas e grainhas resultantes da prensa) são totalmente enviados para a destilação.
Durante todo o ano a nossa escola tem uma pequena horta e estufa, da qual retiramos alguns produtos para consumo na cantina e venda a professores e funcionários. Estas são fertilizadas maioritariamente por composto produzido na escola.
Os resíduos produzidos na cantina, cascas, outros restos de vegetais, cascas de ovo, borras de café, saquinhos de chá, etc., são diariamente recolhidos pelos alunos e lançados na compostagem. As folhas das árvores são apanhadas também e usadas para a compostagem. Os próprios alunos são incentivados a participar nestas atividades, tentando desta forma motivá-los a implementarem em suas casas estas práticas, tanto mais que muitos deles possuem terrenos de cultivo e com a compostagem conseguem reduzir o lixo orgânico que é enviado para os aterros, reaproveitando-o para produzirem o próprio fertilizante.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantas autóctones: árvores de fruto, oliveiras, loureiros.
Na horta e estufa, são produzidos produtos sazonais para consumo na cantina e venda a professores e funcionários.
Esta pequena horta que possuímos é também “usada” pelos alunos de cozinha e pastelaria para produzirem ingredientes para as suas aulas práticas, quer nas refeições pedagógicas, quer na produção de compotas, como a compota de abóbora que estes alunos fizeram, desde o cultivo das próprias abóboras até ao produto final.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Vários durante o anos conforme os produtos da época

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cantina da escola
Confeção de pratos confecionados pelos alunos nas aulas.
Venda a professores e funcionários

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A escola tem poço e mina

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim nas aulas de vitivinícola

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Comemoração do dia Mundial da alimentação, os alunos de cozinha organizaram uma série de atividades, que culminou com um serviço de almoço, no restaurante pedagógico da escola, onde a maioria dos alimentos confecionados, foram da nossa horta biológica. Todas as sobras foram utilizadas para a confeção de caldos naturais, e posterior compostagem

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/sandraxf/eumsc2xc2km1wjba