Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo (Peso da Régua)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos do Curso Técnico de Apoio Psicossocial promoveram uma atividade na qual as crianças da Sta Casa da Misericórdia do Peso da Régua, criaram uma horta pedagógica, onde plantaram e recolheram posteriormente alguns produtos hortícolas com a finalidade de promover uma educação ambiental e sensibilizar as crianças para a importância da agricultura biológica.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Durante todo o ano a nossa escola tem uma pequena horta e estufa, da qual retiramos alguns produtos para consumo na cantina e venda a professores e funcionários. Estas são fertilizadas maioritariamente por composto produzido na escola.
Os resíduos produzidos na cantina, cascas, outros restos de vegetais, cascas de ovo, borras de café, saquinhos de chá, etc., são diariamente recolhidos pelos alunos e lançados na compostagem. As folhas das árvores são apanhadas também e usadas para a compostagem. Os próprios alunos são incentivados a participar nestas atividades, tentando desta forma motivá-los a implementarem em suas casas estas práticas, tanto mais que muitos deles possuem terrenos de cultivo e com a compostagem conseguem reduzir o lixo orgânico que é enviado para os aterros, reaproveitando-o para produzirem o próprio fertilizante.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Na horta e estufa, são produzidos produtos sazonais para consumo na cantina e venda a professores e funcionários.
Esta pequena horta que possuímos é também “usada” pelos alunos de cozinha e pastelaria para produzirem ingredientes para as suas aulas práticas, quer nas refeições pedagógicas, quer na produção de compotas, como a compota de abóbora que estes alunos fizeram, desde o cultivo das próprias abóboras até ao produto final.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Confeção de pratos confecionados pelos alunos nas aulas.
Venda a professores e funcionários
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: