Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Colégio D. Duarte (Porto)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Iniciamos a Horta vertical/espiral de aromáticas este ano nos espaços do colégio e a sua preparação no CEA da Quinta do Covelo.

2. Área aproximada da horta (m²):

Horta Vertical - 2 m2 e espiral de aromáticas - 2m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e oferta Complementar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

12

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Este ano os pais e familiares estiveram envolvidos na recolha de materiais para a construção da Horta vertical e da Espiral de Aromáticas, como materiais de construção excedentários e garrafões. Foram sendo fornecidas informações regulares aos Encarregados de Educação, via Diretor de turma, do projeto. Apresentação do processo através do faceboock do colégio e das atividades do Colégio em que os Encarregados de Educação participam.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O facto de termos decidido fazer uma Horta Vertical e uma Espiral de Aromáticas nos espaços do Colégio deixou toda a comunidade feliz e envolvida na sua construção, tendo mesmo participado nalgumas tarefas, como a recolha de materiais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Desde o início do ano que começamos a planificar a construção. Inicialmente foram escolhidos os espaços e realizada uma pesquisa pelos alunos sobre como e o que plantar, apoiando-se, também, em trabalhos já iniciados nos anos transatos.
Depois os alunos procederam à estacaria das espécies que iriam ser utilizadas e, ao longo do ano, foram tratando das mesmas, retirando as ervas daninhas e monitorizando o seu desenvolvimento na estufa do CEA da Quinta do Covelo, substituindo ou reparando o que era necessário.
Durante este tempo fomos recolhendo materiais necessários, como pedras e solo, e a preparar os espaços para a construção no Colégio.
Reutilizamos um espaço em que foi necessário transplantar algumas plantas, que contribuíram para embelezar outros canteiros.
Este foi um trabalho desenvolvido sempre pelos alunos, em que cada um ficava responsável por uma planta e por uma tarefa da preparação.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano o solo foi preparado pelos alunos e pelos jardineiros do CEAQC, através do uso de materiais vindos da compostagem. Os alunos foram executando as regas, a fertilização e eliminação das ervas daninhas. São sempre usados materiais manuais, sem utilização de instrumentos motorizados. No fim do segundo período e início do terceiro fomos mobilizando o solo para o espaço do Colégio onde será realizada a construção da espiral.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Continuamos associados ao projeto de vermicompostagem do Centro Ambiental da Quinta do Covelo, contribuindo com resíduos orgânicos para a sua manutenção.
Também é realizada a compostagem com os materiais vindos do tratamento do solo e das colheitas, havendo, também e quando possível, sessões associadas à recolha de folhagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Horta vertical: Tomate, cebolinho, pimento, salva, curgete, penca
Espiral de aromáticas: salva, rosmaninho, tomilho, orégãos, cidreira, cebolinho, salsa, coentros, manjericão.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Este ano os produtos não foram colhidos porque os processos associados à realização da Espiral e da horta, como a estacaria, a transplantação, a preparação dos espaços da horta vertical e da espiral, não permitiram um grande desenvolvimento. Apesar disso, foram realizadas as estacas e transplantações de 20 espécies.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Não obtivemos ainda produtos excedentários

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Aproveitamos as condições ambientais para controlar a rega. Nos momento em que a pluviosidade é fraca é feita com o regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, todos os dias pelas jardineiras e de quinze em quinze dias pelos alunos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Da Terra ao tacho, Atelier da boa vida - Da terra ao tacho – Esta atividade desenvolvida em parceria com o CEA da Quinta do Covelo, permitiu ir preparando as culturas da Horta vertical e da espiral de aromáticas. Através da preparação e colocando as mãos na terra, foi possível reconhecer as plantas através das sementes, dos tubérculos, das raízes, dos caules, das folhas e dos frutos, saber quando se semeiam ou plantam, como se tratam e quando se colhem. Saber como aproveitar ao máximo os produtos cultivados. Perceber a importância da compostagem. Esta atividade foi sendo realizada em várias sessões.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Importância da agricultura biológica. Foram realizadas duas sessões de informação e pesquisa pelos alunos sobre espiral de aromáticas, de forma a planificar a espiral e a Horta vertical.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Corrida de carrinhos de mão
Numa das sessões de recolha de pedras para a espiral foi desenvolvida uma corrida de carrinhos de mão que em muito enriqueceu os meninos percebendo que cuidando da natureza somos muito felizes.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/colegio.dduarte/