Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Infantário Primaveras (Funchal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

12 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

9

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

130

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

36

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Muitas crianças como gostam de explorar a horta da escola, depois pedem em casa para ter uma horta e os pais são assim sensibilizados pelos filhos a ter uma pequena horta em casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Na nossa escola continuamos com o chamado “Dia da Galocha”, cada sala fica responsável uma vez por semana de realizar a manutenção da horta, (regam, tiram as ervas, colhem e semeiam).
Fazem o registo das tarefas realizadas no calendádio da horta que foi construido para registar as tarefas realizadas me cada dia.

7. Como é feita a preparação do solo?

As crianças e os adultos tiram as ervas, colocam o adubo natural dos animais que temos no infantário, nomeadamente dos coelhos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada com as folhas caidas das árvores existentes na escola, pois somos um inantário que tem muitas árvores e muita zona com jardim também são utilizados os restos de relva.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são feitas dependendo da época do ano, por norma, temos couves, alfaces, nabos, beterrabas e cenouras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Entre os 10 e os 20 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo para a alimentação na escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

O infantário tem um sistema de rega gota a gota e que é só ligado nas horas mais tardias de modo a poupar mais água. E as crianças utilizam os regadores para regar as plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Deitamos cascas de ovos para evitar as pragas

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Coelhos

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Realização do calendário da horta:
Todas as salas do infantário são envolvidas, e cada sala fica responsável pela manutenção da horta.
As crianças, colhem e levam os produtos colhidos até a cozinha, que depois são confecionados pelas cozinheiras e as crianças comem esses alimentos.
Depois fazem o registo do que realizaram na capa de registo da horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: