Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Centro Social e Cultural de Riba de Ave (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

35m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

180

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

15

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A participação das famílias nas nossas atividades é para nós um assunto importante. Começamos por solicitar a colaboração das famílias para a oferta de legumes, chás, ervas aromáticas e flores para plantar na horta.
As famílias também participaram através de uma pesquisa em família acerca de alguns segredos da horta, que nos permitem proteger a nossa horta de visitante menos desejados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta encontra-se organizada por talhões. Cada sala tem a responsabilidade de cuidar do seu talhão. Existe um sala que é a responsável da horta. Tem a tarefa de elaborar o mapa de responsabilidades da horte, assim como quais os legumes que se devem plantar em cada talhão.

7. Como é feita a preparação do solo?

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com
- Cascas dos legumes e da fruta;
- Cascas de ovos;
- Restos de relva;
- Folhas secas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As consociações da nossa horta são:

- Alface/cebola/rabanete
- Couve/ alho francês/ ervas aromáticas
- Pimento/cenoura/salsa
-

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Workshop de Compostagem "Mãos á Horta". Dado que iniciamos já no ano anterior o processo de compostagem, quisemos relembrar as crianças dos benefícios e a forma como devemos de fazer o processo de compostagem. Para isso, aderimos à proposta do Gabinete de Sensibilização Ambiental da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão que nos enriqueceu tecnicamente de como podemos melhorar o nosso processo de compostagem. inicialmente, as crianças assistiram a uma apresentação através do power point e de seguida fomos "adubar" a nossa horta com o nosso próprio composto.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta têm-se demonstrado como um excelente recurso pedagógico, não só para o o efeito em si mesmo, mas também para compreender o mundo à nossa volta (ex. algumas crianças pensavam que os legumes vinham os supermercados).

15.1. Link para a página da horta: