saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o ano passado.
2. Área aproximada da horta (m²):
50
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
8
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Todas, nomeadamente estudo do meio, expressões, matemática e português.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
280
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Uma vez por mês na plantação e recolha de alimentos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta tem vindo a ensinar os pais a importância de saber gerir bem os recursos, tanto água, como o desperdício alimentar. Os alunos aprendem que os alimentos que consumimos precisam de cuidados e que afinal os alimentos não aparecem como que por magia nas prateleiras do supermercado. Os alunos e os pais estarem envolvidos criam laços com a escola e ajudam no processo de uma alimentação saudável, variada e sustentável.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta funcionará todos os dias, sendo que irá existir um calendário diário com as tarefas e as turmas/pessoas envolventes.
7. Como é feita a preparação do solo?
A nossa escola possuí uma moto enxada para preparar a terra, a fertilização é feita através do nosso compostor e a limpeza é uma das tarefas do calendário diário.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com os restos de frutas e legumes recolhidos aos lanches e ao almoço.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Principalmente legumes e hortícolas. Na possibilidade de sermos financiados um dos nossos grandes projetos era plantar mais árvores de fruto na nossa escola uma vez que predominam as oliveiras nas nossas hortas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Neste momento fazemos a recolha da água das chuvas que também alimenta os animais e alimentará também a horta. No entanto, a nossa escola tem um furo que fará a rega da horta.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
O ano passado utilizámos as cinzas das lareiras para afastar os caracóis e plantamos algumas plantas "salvia " e hortelã para afastar algumas pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Foram combatidas as formigas, caracóis e os "piolhos" das couves.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Cabras, patos, galinhas, gansos e pavões.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Aulas na horta são feitas semanalmente. Podemos explorar a área de estudo do meio com o que a natureza nos oferece. Podemos fazer textos incluindo palavras de alimentos existentes na horta. Fazer operações matemáticas calculando a necessidade de fertilizante ou de peças de fruta necessárias. Trabalhamos as expressões reproduzindo o que vemos e cantando enquanto trabalhamos a terra. Conseguimos trabalhar a Educação Física usando o nosso corpo e conhecendo os nossos músculos.
Atividade 2:
Descrição:
A confeção de sopas e outros pratos acontece pelo menos uma vez por semana, no mínimo.
Atividade 3:
Descrição:
A feira na escola acontece quando temos alimentos vindos da quinta para a realização da mesma.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Temos na horta uma estufa que está a ser remodelada pelos alunos para fazer no inverno algumas sementeiras para depois transplantarmos as plantas para a terra.
15.1. Link para a página da horta: