Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal (Setúbal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Primeiro ano

2. Área aproximada da horta (m²):

10

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área de Cozinha, Restaurante e Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alguns produtos são usados nas nossas cozinhas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Enquanto temos aulas existem alguns alunos responsáveis. Quando acaba ficam apenas dois professores e um funcionário.

7. Como é feita a preparação do solo?

Manualmente.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Pertencemos ao projeto camarário "Setúbal Composto".

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, aromáticas,

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Resídual (ainda...).

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Nossas cozinhas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Automática gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Formigas e corvos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Ainda estamos muito no início e a verificar o que de melhor podemos fazer. A terra não era a melhor e pedimos ajuda à Câmara. Consideramos ser um ano de experimentação e consolidação.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: