Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há cerca de 20 anos. Iniciou-se em 2001/2002. Como a escola sofreu intervenção da Parque escolar a horta mudou de local e está no presente espaço Há cerca de 10 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 22 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

Cerca de 10 alunos

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem sido importante para os alunos conhecerem alguns produtos hortícolas, saberem a época em que se deve plantar/semear e colher. A horta também dá a conhecer alguns seres vivos que aí vivem e que podem afetar as plantações, nomeadamente: insetos, minhocas, caracóis, lesmas…
É importante perceberem que o espaço precisa de manutenção permanente e de rega.
Sempre que os produtos são em quantidade razoável entregam-se a famílias carenciadas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é limpa, no início do ano letivo, pelos professores responsáveis e alguns alunos. Se for necessário pedimos a intervenção de um funcionário.
Ao longo do ano a manutenção é feita pelos professores e alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo (setembro) a horta é limpa e cavada.
Como este ano letivo começamos a fazer compostagem, em setembro já poderemos colocar o composto para fertilizar a horta.
Após as colheitas a horta é limpa. No final do ano letivo fica em pousio (nas férias de verão).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Pela primeira vez, desde que nos inscrevemos no projeto Eco-Escolas, conseguimos ter um compostor comunitário, oferecido pela Câmara Municipal de Gaia e empresa Municipal Águas de Gaia. No compostor são depositados os resíduos orgânicos vindos da cantina e também de uma Associação de Canidelo que cozinha, na nossa escola, refeições para idosos. Os resíduos utilizados são apenas os que podem ser colocados para compostagem. Também são colocados no compostor as borras de café vindas do bufete.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas habituais são: favas, ervilhas, cenouras, couve-flor, couve galega, penca, cebola, feijão verde e tomate.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A quantidade de produtos produzidos é bastante reduzida pois a horta é muito pequena. Geralmente produzem-se mais favas (3 a 4 kg), ervilhas (0,5 Kg) e couve galega.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O destino dos produtos são as famílias carenciadas. Se a quantidade não for suficiente para este fim são os alunos que levam os produtos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta não tem nenhum ponto de água. É regada pelos professores e alunos que têm de transportar a água em garrafões. Já foi feito o pedido à Direção da escola para a colocação de um ponto de água, mas como a escola pertence à parque escolar esta não autorizou esta obra.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim é feita sempre que fazemos a rega/manutenção da horta.
Observamos o desenvolvimento das plantas e verificamos se há alguma praga/doença.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve ataques de afídeos (pulgões) e de lagartas da couve.
Foram combatidos com uma calda biológica, mas sem grande sucesso. Estes ataques, aliados a muita falta de chuva, comprometeram a nossa produção.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Este ano letivo foi uma turma de 8º ano (28 alunos) que trabalhou alguns aspetos ligados à horta, nomeadamente as relações bióticas que se estabelecem entre as plantas cultivadas na horta e os seres vivos (pragas) que as afetam.
Foram retiradas da horta algumas plantas afetadas por afídeos e lagartas e estes seres vivos foram observados no laboratório. Foram definidas as interações que se estabelecem e os alunos deram-se conta dos prejuízos para a produção agrícola causados pelas pragas. Também discutiram formas de combater estas pragas utilizando métodos menos agressivos para o meio ambiente.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Oferta, mediante um pequeno donativo, de ervas aromáticas aos professores e funcionários. As ervas aromáticas (tomilho) foram cortadas e colocadas em saquinhos de papel e a salsa foi colocada em copinhos de vidro com terra. A preparação destes produtos foi feita pelos alunos da educação especial que colaboram na horta. Os produtos foram colocados na sala de convívio dos professores.
Os donativos serviram para comprar vasos e sementes.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Na horta colaboram sempre os alunos da educação especial. Estas atividades são importantes para desenvolverem algumas competências. Como é um trabalho ao ar livre eles gostam de semear e plantar. Gostam de ver as plantas a crescer e de observar os seres vivos da horta. Aprendem como são obtidos alguns dos produtos que vêm no supermercado. Ganham também alguma autonomia no trabalho.

15.1. Link para a página da horta: