Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
No presente ano letivo, tivemos duas turmas com projetos na área agronómica, com frequência habitual e semanal na horta.
Os produtos obtidos na horta são para consumo dos alunos na cantina da escola, ou são levados para as suas casas.
Na feira da saúde, que é realizada anualmente, são vendidos, pelos alunos finalistas (o valor reverte para o fundo da viagem de finalistas), vários produtos da horta, como saquinhos de alfazema e vasinhos de suculentas.
Continuamos a ter famílias a fazer compostagem e vermicompostagem em casa, ou a trazerem os seus resíduos orgânicos para o compostor da escola, porque os alunos conseguem transmitir a mensagem que levam da aprendizagem na horta.
Há disciplinas, que levam as suas salas de aula para o exterior, aproveitando a horta como um espaço privilegiado de aprendizagem.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos do Núcleo Ambiental e os Guardiões do Ambiente apoiaram estas turmas, sempre que foi necessário. Nas interrupções letivas foi imprescindível o cuidado e manutenção prestados pelos funcionários da secretaria, assistentes sociais e assistentes operacionais.
7. Como é feita a preparação do solo?
. limpeza dos canteiros, remoção de espontâneas, pedras, restos das culturas anteriores;
. arejamento do solo;
. preparação das camas (com cartão molhado, terra estéril e húmus de minhoca e palha).
Sempre que é necessário/possível a horta é regada com chorume (de urtigas, e do vermicompostor).
Ocasionalmente é colocada no solo farinha de cascas de ovo.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Na compostagem são utilizados, como "verdes", restos de frutas, legumes e verduras, borras de café, sacos de chá, produzidos na cantina, na confeção das refeições da escola e trazidos pela comunidade educativa; como castanhos, palha, folhas secas, apanhadas no pátio da escola e tiras de papel provenientes da secretaria.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
. fava-couve
. beterraba-couve
. ervilha-rabanetes
. alface-couve
Na sementeira de primavera:
. alface-tomate
. tomate- manjericão
. feijão-abóbora
. alface-morango
. cenoura-cebolinho
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Alguns cultivares foram distribuídos pelos alunos com projetos na área agronómica.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita por mangueira ou regador, uma vez por dia, de manhã, no outono-inverno e duas vezes ao dia, manhã e final da tarde, na primavera-verão (exceto quando chove).
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
As pragas mais frequentes são os afídios, que combatemos com a pulverização de solução de sabão azul e branco e/ou infusão de alho e cebola.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Devido a esta realidade, já se fala no Transtorno do Deficit da Natureza, crianças e jovens que ficam privadas do contato direto com a natureza e dos seus benefícios para a saúde física e psíquica.
Nesta perspetiva, promover a dinamização de hortas pedagógicas é criar um espaço verde que acaba por confluir com a dinâmica de um laboratório aberto, onde os alunos podem experimentar práticas agrícolas simples.
As hortas pedagógicas permitem um enriquecimento ao nível dos conteúdos relacionados com a vida na Terra, o ambiente e a saúde, mas também, ao nível da educação alimentar e nutricional.
A agricultura sustentável pode desempenhar um papel vital na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tornando-se necessário aumentar a literacia agronómica e sensibilizar as nossas crianças e os nossos jovens para a importância do mundo rural e da agricultura - redescobrir a terra!
15.1. Link para a página da horta: