Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Básica do Chafariz D'El-Rei (Évora)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Ficaram a conhecer na prática dois tipos de reprodução das plantas: com sementes e com pedaços de tubérculos(ex.: batata).
Adoraram provar os morangos de que cuidavam.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A rega era feita com voluntários das várias turmas, usando águas pluviais recolhidas num tanque.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Horta: Alfaces, beterraba, bróculos, couve-coração de boi, couve de bruxelas, pimento, abóbora e batata. (Cultivadas em períodos distintos).
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Batata: 2 Kg
Bróculos: 2,5Kg
Couve coração de boi: 2,5 Kg
Beterraba: 500g
Alface: não pesámos (18 alfaces)
Couves de bruxelas: não foram ainda colhidas
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
As folhas das couves de bruxelas apanharam uma doença por nós desconhecida e foram "lavadas" com água misturada com infusão de hortelã. Não ficaram boas, mas não se registou progressão da doença.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: