Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica do Chafariz D'El-Rei (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

70

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Apenas participam na doação de sementes/plantas e na compra de produtos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alguns alunos que não sabiam como nascem cenouras, batatas, beterrabas, couves de bruxelas, puderam aprendê-lo.
Ficaram a conhecer na prática dois tipos de reprodução das plantas: com sementes e com pedaços de tubérculos(ex.: batata).
Adoraram provar os morangos de que cuidavam.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Algumas sementeiras foram organizadas em situação de aula e outras em regime de voluntariado (durante intervalos).
A rega era feita com voluntários das várias turmas, usando águas pluviais recolhidas num tanque.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação inicial foi feita pelo coordenador, cabendo aos alunos a pintura das tábuas do murete. Tratando-se de terra fértil nova (2º ano), não foi usado qualquer fertilizante. A limpeza de invasoras, após plantação, era feita com alunos voluntários, com ajuda do coordenador.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas secas das árvores do pátio, cascas e restos de fruta da cantina e dos lanches dos alunos, palha ofertada por um membro da comunidade.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Canteiros; alhos, morangos, coentros, erva-do-caril, poejo, alecrim, rosmaninho e salva.
Horta: Alfaces, beterraba, bróculos, couve-coração de boi, couve de bruxelas, pimento, abóbora e batata. (Cultivadas em períodos distintos).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Morangos: 500g
Batata: 2 Kg
Bróculos: 2,5Kg
Couve coração de boi: 2,5 Kg
Beterraba: 500g
Alface: não pesámos (18 alfaces)
Couves de bruxelas: não foram ainda colhidas

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É usado o intervalo da manhã de 2ª feira e os intervalos da tarde dos restantes dias. É feita com regadores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não é feita uma monitorização rigorosa.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As lagartas nas couves e bróculos foram retiradas à mão e não reapareceram.
As folhas das couves de bruxelas apanharam uma doença por nós desconhecida e foram "lavadas" com água misturada com infusão de hortelã. Não ficaram boas, mas não se registou progressão da doença.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Venda de produtos na feira do 2º período (foto) e durante o 3º período à porta da escola (um dia por semana), feita pelos alunos de 4º ano (foto introduzida no mês de maio).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula de plantação da batata (para verificação do processo de reprodução por tubérculo).

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: