saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
16 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
Aproximadamente 150 m2.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Educação Musical e Ciências Naturais.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
75
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Uma vez por período, sendo convidadas, a participarem nas atividades.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Criar uma maior sensibilização para a proteção do meio ambiente; produção de produtos biológicos; aprender a poupar água na rega da horta; consumo de alimentos mais saudáveis; elaboração de receitas com os alimentos da Horta; aprender a semear, a plantar, a cavar, a regar, a colher os alimentos na altura correta…
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
O Coordenador do Clube de Hortofloricultura em conjunto com os alunos e as duas assistentes operacionais dividem as tarefas, semanalmente. Também desenvolveram tarefas na Horta, os meninos com medidas adicionais, acompanhados dos professores de Educação Especial. Para além disso, de modo mais ocasional, visitaram a Horta, outros alunos, que não os mais assíduos e que não constam do número aqui referenciado.
7. Como é feita a preparação do solo?
É efetuado com uso de enxadas/sacholas, ancinhos, tesouras, picaretas, tudo instrumentos manuais, sendo que nos locais, onde outrora já foi cultivado, tenta-se remover o mínimo possível o solo.. Na fertilização é usado apenas composto natural elaborado nos dois compostores artesanais da Horta, dos resíduos resultantes das podas, das ervas daninhas que vão sendo arrancadas e das folhas que são, semanalmente, recolhidas…
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Utilizando os dois compostores artesanais, existentes na Horta, colocam-se os resíduos resultantes das podas, da recolha das ervas daninhas que vão sendo arrancadas e das folhas que são, semanalmente, recolhidas…
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alho/favas; Couve/Beterraba; Cebolinho/Alface; Beterraba/Alface; Morango/alface; Fava/Tremoço;...
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Contabilizando a fruta recolhida (ameixas, citrinos, dióspiros), as chilas e alguns tomates que estavam na Horta da plantação do ano passado, desde o início do ano letivo, foram recolhidos cerca de 100 Kg, até ao momento.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos da Horta servem para: elaboração de sopas, chás, compotas, saladas, bolos; venda de produtos frescos à Comunidade, assim como, das compotas; dar produtos às famílias dos alunos que se encontram referenciadas com necessidades socioeconómicas.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Foi colocado, este ano, um recipiente grande para efetuar a recolha da água da precipitação e é com essa água que se rega, na maioria das vezes a Horta, utilizando-se regador e baldes. Só excecionalmente, é usada água da companhia, pois a escola não tem nem furo nem poço.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Assiduamente, pelo menos 3 vezes por semana, percorre-se a Horta para verificar a existência de pragas e/ou doenças. Este trabalho é feito quer por alunos, quer pelos professores, quer pelas 2 assistentes operacionais, que colaboram com o projeto da Horta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Confeção de sopas, chás, compotas, bolos e outros pratos – aproximadamente, 1 vez por mês; Na confeção da sopa envolve por norma uma média de 5 a 6 pessoas (3 adultos + 3 alunos). É servido na sala de multifunções entre alunos, docentes e funcionários, para cerca de 20 a 25 pessoas. Ao longo do ano, a cada confeção da sopa o grupo de alunos das medidas adicionais era o mesmo, mas as restantes pessoas que foram degustando a sopa, foram sendo pessoas diferentes. Ao longo do ano, também se fez bolo de laranja, com laranja integral (incluindo a casca), laranjas da nossa Horta, assim como, bolo de limão. Fez-se compota de maçã, marmelada de maçã, compota de ameixa, compota de chila, compota de abóbora menina. Aquando a colheita das favas, ensinou-se a cozinhar favas e fez-se uma sopa com favas. Ensinou-se a curtir os tremoços.
Atividade 2:
Descrição:
Concursos – Foram promovidos alguns, um primeiro, relacionado com o Dia Mundial da Alimentação e, em que participaram cerca de 25 pais e/ou avós, vários docentes e todos os alunos de 6.º ano. O concurso foi designado "Maçãs descascadas, cascas aproveitadas". Com as cascas fez-se geleia de maçã. O impacto na Comunidade foi bastante elevado, quer a nível da Escola, quer fora desta, tendo a atividade sido divulgada nos Jornais do concelho de Braga e, na Rádio Francisco Sanches. https://fb.watch/dmfq2l-W8v/ https://fb.watch/dmfikx-MfO/ https://fb.watch/dmfq2l-W8v/
https://www.facebook.com/Agrupamento.Francisco.Sanches/photos/a.1430178840565368/2966426283607275/
https://www.facebook.com/Agrupamento.Francisco.Sanches/photos/a.1430178840565368/2962195180697052
https://www.facebook.com/Agrupamento.Francisco.Sanches/photos/a.1430178840565368/2962195174030386
Outro concurso foi o da Semana da Primavera em que os alunos foram incentivados a tirarem fotografias da natureza, a escreverem uma carta à natureza e a escreverem um poema.
Agora está a decorrer o concurso de elaboração de espantalhos, sendo que apenas uma aluna com medidas adicionais entregou o seu trabalho, que apesar de simples, utiliza materiais reutilizados.
Feira na escola - Na semana da Primavera desenvolveu-se uma Feira de Plantas em que a Comunidade foi convidada a comprar plantas da Horta.
Dia do Patrono - Plantação de morangueiros por toda a Comunidade Escolar que nos visitou, venda de plantas, oferta de algumas plantas para plantar, oferta de bichos da seda, criados pelos alunos;
Atividade 3:
Descrição:
Aulas na Horta – 3 vezes, por semana – Neste ano letivo, terá envolvido cerca de 75 alunos. O impacto é satisfatório, tendo em conta, as condições climatéricas e que o Clube de Hortofloricultura coincide com o horário dos alunos a outras disciplinas, sendo os alunos dispensados destas, para participarem nas aulas da Horta, pelos colegas, apenas quando já atingiram as aprendizagens essenciais. Para além destes alunos, a Horta foi visitada, ocasionalmente, em dias especiais, por outros alunos.
15. Outros aspetos de realce da horta:
A área serve também como zona de lazer, para festas de turma e da escola.
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/Agrupamento.Francisco.Sanches