Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Básica de Oliveira S. Mateus (Vila Nova de Famalicão)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Esta colaboração está a ser ainda vivida atualmente, na venda dos produtos da horta, através de uma "Mini Banca", colocada no átrio da escola. A frequência na colaboração da família e outros parceiros da comunidade foi contínua e participativa.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- A familiarização de algumas crianças com o acompanhamento das fases por que passam os vegetais lá existentes (alface, tomate, espinafres, couve, feijão verde, ervilhas, rabanete …), leva-as a tentar incluir e valorizar na sua refeição diária que, por vezes se recusavam a provar na hora do almoço,
- Explorar e vivenciar situações de aprendizagem ao nível da Educação Ambiental (reutilização de resíduos alimentares, com a compostagem, poupança de água com reaproveitamento da água da chuva, fertilização do solo com produtos naturais sem uso de produtos químicos …) e da Educação Alimentar (incentivo ao consumo diário de frutos e legumes variados);
- Empenho, motivação e alegria demonstrados pelos alunos nas diversas tarefas implementadas na construção e manutenção da horta (escolha do local, pintura dos canteiros, sementeiras e plantações, rega e limpeza de ervas daninhas, venda dos produtos …);
- Impacto na valorização de espaços verdes no exterior da escola com a envolvência de outros parceiros da comunidade (Câmara Municipal de VNF - CEAB; Associação de Pais; Junta de Freguesia; pais, …);
- Aperfeiçoamento de trabalho em equipas pedagógicas, laboratórios/ aulas/atividades ao ar livre, onde as crianças/alunos da EPE/1.º CEB, podem observar, registar; experimentar; avaliar e comunicar processos e resultados de aprendizagem em várias áreas do currículo.
Em suma impactos como: a preocupação com a preservação do meio ambiente; a sensibilização para a prática de uma alimentação mais saudável, equilibrada e completa; consciencialização da importância de práticas mais amigas do ambiente e mais saudáveis. Salientamos ainda a partilha e colaboração especialmente vivida pelas famílias convidadas nas atividades desenvolvidas com os seus educandos (construção dos canteiros, compra de alimentos, comunicação e divulgação de boas práticas).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- Houve preocupação com a elaboração de esquemas/calendários de tarefas envolvendo todos os alunos, de acordo com as suas características, aprendizagens e interesses.
- Quanto aos recursos humanos envolvidos, organizadamente, foram incluídos todos os professores, assistentes operacionais e demais intervenientes da comunidade desde a conceção da horta às tarefas de produção e consumo dos produtos pelas famílias.
- Os alunos dentro do trabalho relacionado com o programa Eco escolas, calendarizam tempos no horário letivo e não letivo para atividades da horta biológica. Desta maneira, quando há tarefas a serem desenvolvidas e realizadas no âmbito da horta bio e as condições climatéricas ajudam, os alunos vão à horta biológica com docentes e funcionários para realizarem as tarefas que estão escaladas numa lista de trabalhos. As tarefas são agendadas e realizadas de acordo com as necessidades da horta e com a faixa etária dos alunos que estão escalados.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Hortícolas: alfaces de várias espécies, pimentão, couve-flor, brócolos, repolhos, couve de todos os dias, espinafres, cenoura, tomates, salsa, feijão verde, espinafres e curgetes.
Ervas aromáticas e de chá: alecrim, tomilho, orégãos, hortelã, cidreira, alfazema, malva de chá, salsa e aipo.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
- venda aos pais e comunidade educativa.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: