Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Oliveira S. Mateus (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A criação da horta biológica na escola, bem como as atividades de manutenção e conservação existe desde o início do 2.º período letivo

2. Área aproximada da horta (m²):

área aproximada de 5 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio; matemática; português (1.º CEB); educação pré-escolar -área do conhecimento do mundo; área de expressão e comunicação em todos os domínios (ed. artística; matemática; linguagem)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

83

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram envolvidas na sua planificação através de informações em diversos momentos (reuniões de final de período; envio de informação através dos representantes da turma; mensagens pelos meio de comunicação). Neste seguimento, colaboraram na construção dos canteiros em madeira; no envio de tintas e pinceis; no fornecimento de produtos nomeadamente sementes e plantas hortícolas. As visitas à horta também foram realizadas com explicações pelos responsáveis das fases e aprendizagens vividas ao nível da sustentabilidade, educação ambiental e da educação para uma cidadania mais responsável e consciente, bem como a importância da agricultura biológica e dos seus benefícios na alimentação.
Esta colaboração está a ser ainda vivida atualmente, na venda dos produtos da horta, através de uma "Mini Banca", colocada no átrio da escola. A frequência na colaboração da família e outros parceiros da comunidade foi contínua e participativa.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- A curiosidade e aprendizagem in loco, permite adquirir competências e conhecimentos diversificados e concretos quanto ao: nascimento, crescimento e reprodução de várias plantas usadas na alimentação diária das crianças;
- A familiarização de algumas crianças com o acompanhamento das fases por que passam os vegetais lá existentes (alface, tomate, espinafres, couve, feijão verde, ervilhas, rabanete …), leva-as a tentar incluir e valorizar na sua refeição diária que, por vezes se recusavam a provar na hora do almoço,
- Explorar e vivenciar situações de aprendizagem ao nível da Educação Ambiental (reutilização de resíduos alimentares, com a compostagem, poupança de água com reaproveitamento da água da chuva, fertilização do solo com produtos naturais sem uso de produtos químicos …) e da Educação Alimentar (incentivo ao consumo diário de frutos e legumes variados);
- Empenho, motivação e alegria demonstrados pelos alunos nas diversas tarefas implementadas na construção e manutenção da horta (escolha do local, pintura dos canteiros, sementeiras e plantações, rega e limpeza de ervas daninhas, venda dos produtos …);
- Impacto na valorização de espaços verdes no exterior da escola com a envolvência de outros parceiros da comunidade (Câmara Municipal de VNF - CEAB; Associação de Pais; Junta de Freguesia; pais, …);
- Aperfeiçoamento de trabalho em equipas pedagógicas, laboratórios/ aulas/atividades ao ar livre, onde as crianças/alunos da EPE/1.º CEB, podem observar, registar; experimentar; avaliar e comunicar processos e resultados de aprendizagem em várias áreas do currículo.
Em suma impactos como: a preocupação com a preservação do meio ambiente; a sensibilização para a prática de uma alimentação mais saudável, equilibrada e completa; consciencialização da importância de práticas mais amigas do ambiente e mais saudáveis. Salientamos ainda a partilha e colaboração especialmente vivida pelas famílias convidadas nas atividades desenvolvidas com os seus educandos (construção dos canteiros, compra de alimentos, comunicação e divulgação de boas práticas).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- A organização da horta, desde a sua construção à venda dos produtos nas diferentes fases de desenvolvimento foi dinamizada por todos os alunos em pequenos grupos e em diferentes tempos de trabalho.
- Houve preocupação com a elaboração de esquemas/calendários de tarefas envolvendo todos os alunos, de acordo com as suas características, aprendizagens e interesses.
- Quanto aos recursos humanos envolvidos, organizadamente, foram incluídos todos os professores, assistentes operacionais e demais intervenientes da comunidade desde a conceção da horta às tarefas de produção e consumo dos produtos pelas famílias.
- Os alunos dentro do trabalho relacionado com o programa Eco escolas, calendarizam tempos no horário letivo e não letivo para atividades da horta biológica. Desta maneira, quando há tarefas a serem desenvolvidas e realizadas no âmbito da horta bio e as condições climatéricas ajudam, os alunos vão à horta biológica com docentes e funcionários para realizarem as tarefas que estão escaladas numa lista de trabalhos. As tarefas são agendadas e realizadas de acordo com as necessidades da horta e com a faixa etária dos alunos que estão escalados.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo dos canteiros foi adubado com composto natural (de origem animal e vegetal) que as crianças trouxeram e com o que havia na escola do ano anterior.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O compostor foi cedido pelo CEAB no ano anterior e, após uma sessão de sensibilização realizada pela técnica das hortas urbanas, no 2º período deste ano, reativou-se o processo de compostagem com camadas alternadas de "secos" da escola e trazidos pelos intervenientes e restos de fruta dos lanches dos alunos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram semeados e plantados produtos hortícolas misturadas com ervas aromáticas.
Hortícolas: alfaces de várias espécies, pimentão, couve-flor, brócolos, repolhos, couve de todos os dias, espinafres, cenoura, tomates, salsa, feijão verde, espinafres e curgetes.
Ervas aromáticas e de chá: alecrim, tomilho, orégãos, hortelã, cidreira, alfazema, malva de chá, salsa e aipo.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Quantidade adequada à área dos 5 canteiros de 1,5 m de comprimento e 60cm de largura.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

- complemento da refeição das crianças na cantina;
- venda aos pais e comunidade educativa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com água da chuva recolhida em recipientes, na escola, e com água da torneira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não tivemos ainda nenhuma praga.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos escavaram, encheram o caixote e sacos com terra, observaram e exploraram as diferentes partes das plantas, as suas funções e descobriram qual a parte da planta que é consumida pelo Homem. Em seguida plantaram e regaram as plantas. Assumiram também a responsabilidade/compromisso de regarem as plantas diariamente e retirarem as ervas daninhas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de uma sopa com os legumes e as hortaliças colhidas da nossa horta .

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Recolha e partilha das plantas hortícolas com a comunidade.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta passou a ser um local de visita, espontânea e frequente, das crianças quando chegam à escola.

15.1. Link para a página da horta: