Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Jardim de Infância da ADIC Vilarinho (Lousã)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Participam com alguma regularidade e sempre que são solicitados para o fazer.
Também fazem várias ofertas para a manutenção e cultivo da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos começaram a fazer pequenas hortas nas suas habitações e vão partilhando com a escola a evolução das suas hortas e o que cultivam nelas.
Também existe uma partilha de sementes e plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita pela educadora, auxiliar e crianças dos 4 e dos 5 anos.
É feita de acordo com a observação e necessidade.
A repartição das tarefas é feita de acordo com as idades.

7. Como é feita a preparação do solo?

Primeiro fazemos a limpeza do solo e reposição da terra.
Depois de acordo com a estação do ano é feito o cultivo das sementes e plantas indicadas para essa estação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Fazemos a compostagem com as sobras do almoço e com as borras do café.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita da parte da manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Através da observação diária vamos retirando as ervas e animais que se alojam na nossa horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Excesso caracóis.
Fizemos um "caracolário", e apanhamos os caracóis para os lá meter.
Para não matar os caracóis!

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Minhocas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos: recolha de produtos, exemplo couves, alfaces e tomates, que depois são entregues na cozinha. Com esses produtos são feitos, sopas, salada, refogados, etc.
Isto é feito de acordo com a quantidade que é retirada semanalmente.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas horta: Uma vez por semana falamos da importância da conservação e manutenção da nossa horta e do impacto positivo que estas hortas têm no ambiente

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: