Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Escola tem desenvolvido a atividade da horta pedagógica há mais de 25 anos, em vários espaços.

2. Área aproximada da horta (m²):

A horta tem uma área de 63 metros quadrados aproximadamente (7m x 9m).

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4 do 3º ano; 4 do 4º ano e 4 do 5º ano

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Domínio de Autonomia Curricular - Ciências Naturais, Matemática, Educação Para a Cidadania e Educação Física

3.3. N.º de alunos envolvidos:

144 alunos do 1º ciclo e 95 alunos do 2º ciclo

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os alunos transmitem às suas famílias o gosto e os conhecimentos que desenvolvem nos trabalhos na horta. As famílias são convidadas a vir à Escola, no 1º período e ao longo do ano letivo, para colaborar na preparação e manutenção do espaço da horta e também, quando se vendem produtos hortícolas, plantas aromáticas e medicinais, produzidos na horta ou se realiza alguma atividade de divulgação de boas práticas em agricultura biológica.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A valorização dos conhecimentos e a aquisição de experiências que os alunos intervenientes na atividade vivenciam, têm tido impacto neles próprios e na comunidade educativa, nomeadamente junto dos seus pares, família, professores e demais elementos, que se manifesta através de uma maior sensibilidade na divulgação, produção e consumo de produtos biológicos.
Quando se entende oportuno, são oferecidas aos alunos, para levar para suas casas, algumas sementes e plantas com o objetivo de dar continuidade e fortalecer a sensibilização quer deles próprios quer da sua família.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No início do ano letivo, as equipas pedagógicas escolheram, em articulação com os alunos, os domínios a trabalhar no DAC (Domínio de Autonomia Curricular). A equipa constituída pelas turmas A, B, C e D do 5º ano e respetivos professores, escolheu a “Horta Pedagógica BIO” como tema a desenvolver. Também os alunos dos 3º e 4º anos participaram neste projeto, no âmbito da Educação Ambiental.
A manutenção da horta é assegurada pelos alunos e professores dessas turmas, em horários articulados.
Esta equipa desenvolveu as atividades relacionadas com a horta biológica, designadamente: preparação do terreno, sementeira e plantação das plantas selecionadas, monda, rega e separação de resíduos para compostagem. Têm vindo a ser melhoradas algumas técnicas agrícolas, designadamente a consociação de culturas e a luta biológica contra pragas.
Na sequência da parceria com a Escola Superior Agrária de Coimbra, mantém-se um incremento de utilização de técnicas adequadas à agricultura biológica. Durante as interrupções letivas, a rega é normalmente assegurada por um funcionário.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo da horta (argiloso) continua a ser melhorado com a incorporação de areia e de matéria orgânica.
A mobilização é manual e mínima e as ervas não desejadas são arrancadas e deixadas sobre os passeios entre os canteiros para fornecimento de matéria orgânica. No início do ano lectivo foi incorporado no solo todo o composto existente à altura no compostor. As borras de café do bar da Escola são também utilizadas para incorporar no solo da horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com: folhas, ervas, restos de vegetais, borras de café, pacotes de chá, cascas e restos orgânicos, quer da escola quer de casa de alguns professores e outros funcionários. De vez em quando os resíduos, no compostor, são revolvidos para que a compostagem decorra da melhor forma.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Horta: favas, ervilhas, batata, beterraba, alface, alho-francês, cebolas, alhos, tomateiros, espinafres, couves variadas, morangos, fisalis, medronheiros, boldo, salsa, girassóis, camomila, courgettes, erva-príncipe, hortelã e cidreira. Tentamos dispor estas plantas em consociações favoráveis.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Os produtos produzidos não são pesados. A horta é pedagógica e é essa a nossa preocupação.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são utilizados pelos alunos e as suas famílias para fins gastronómicos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os contentores oferecidos, por um encarregado de educação e outro pela Junta de Freguesia de Esgueira,são utilizados para armazenamento de água (da chuva e não só) que é utilizada sempre que necessário. Temos um contentor pequeno que recolhe água da chuva. São utilizados regadores e uma mangueira. A rega é efetuada evitando, ao máximo, o desperdício de água. Tem chovido muito pouco o que afeta o desenvolvimento das plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Faz-se a monitorização das doenças sempre que se intervém na horta o que acontece, pelo menos, duas vezes por semana.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Usámos água com sabão azul para combater o piolho negro das faveiras.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas de Ciências Naturais e de Matemática na horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Vendas de produtos hortícolas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Utilização de algumas plantas aromáticas, no bar da escola, para fazer infusões para alunos e professores.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Todo o conhecimento e envolvimento dos alunos e outros elementos da comunidade educativa que trabalham e que, de alguma forma, se envolvem em atividades na horta, tem-se revelado muito valioso para o seu futuro e para a sustentabilidade do planeta.
Continuamos a constatar o espanto destes alunos, muitos deles sem qualquer contacto com a realidade do campo, quando se envolvem nestas atividades. Mas também se nota que há mais alunos sensibilizados para estas práticas de preservação da saúde e do ambiente.

15.1. Link para a página da horta: