Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Secundária de Valongo (Valongo)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Doaram também paletes.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Com esta horta, portanto, pretende-se estimular os alunos para outro tipo de ações pedagógicas, aliado a uma forma diferente de aprender e incentivar o gosto pela natureza e pela biodiversidade. A escolha da horta vertical é criar uma horta com originalidade; com beleza; mostrando aos alunos formas de produção em pequenos espaços. Um dos objetivos foi integrar o grupo de alunos da educação especial como forma de superação de obstáculos. Os alunos foram desafiados a realizar pesquisas sobre plantas autóctones, tipos de fertilização natural/biológica, escolha e a consorciação de plantas compatíveis de forma a incentivar a biodiversidade e proporcionar habitat para insetos e outros.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As sementeiras são realizadas por todos em alturas diferentes.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
São exemplos de tópicos de trabalho, os seguintes: as formas dos alimentos cultivados, o tempo de cultivo, floração e frutificação; origens dos nomes de frutas e verduras; o seu uso na medicina; trabalho sobre as frutas e verduras típicas de cada região do país, resgatando, assim, a cultura culinária de cada região.
Identificação das espécies através da pesquisa usando a aplicação iNaturalist sobre o nome comum e científico de cada espécie cultivada.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: