Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Secundária de Valongo (Valongo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Iniciada este ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²):

6m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia; Ciências Naturais/Biologia; Cidadania; Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Estiveram presentes nas sementeiras, na montagem, e quinzenalmente na rega.
Doaram também paletes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Na horta criada e a qual denominamos por "Trepar...Rumo...Ao Topo" Os alunos podem cultivar e ver crescer alimentos biológicos, sem qualquer adição de produtos químicos.
Com esta horta, portanto, pretende-se estimular os alunos para outro tipo de ações pedagógicas, aliado a uma forma diferente de aprender e incentivar o gosto pela natureza e pela biodiversidade. A escolha da horta vertical é criar uma horta com originalidade; com beleza; mostrando aos alunos formas de produção em pequenos espaços. Um dos objetivos foi integrar o grupo de alunos da educação especial como forma de superação de obstáculos. Os alunos foram desafiados a realizar pesquisas sobre plantas autóctones, tipos de fertilização natural/biológica, escolha e a consorciação de plantas compatíveis de forma a incentivar a biodiversidade e proporcionar habitat para insetos e outros.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada grupo de trabalho tem uma semana para fazer a manutenção e rega.
As sementeiras são realizadas por todos em alturas diferentes.

7. Como é feita a preparação do solo?

Como são utilizadas paletes oferecidas por uma encarregada de educação e uma colega da escola, os alunos juntamente com um funcionário da escola pintaram as paletes com óleo dos carros usado, que serviu como base e proteção. Seguidamente forraram os espaços, reciclando recipientes de detergentes usados na escola, espaços que foram preenchidos com terra biológica e cascas de ovos e de banana triturados e borras de café.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Embora não seja feita a compostagem, são usadas borras de café como fonte de azoto, fósforo e potássio; cascas de ovo que fornecem o cálcio necessário para o desenvolvimento celular das plantas e cascas de banana, ricas em potássio, azoto e cálcio, ajudam na formação de frutos e hortícolas, estimulando o crescimento.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tivemos uma preocupação com a escolha e a consorciação de plantas compatíveis de forma a incentivar a biodiversidade, proporcionando um habitat para uma variedade de insetos e outros organismos. Isto por sua vez, ajuda a limitar surtos de pragas, aumentando a biodiversidade de predadores.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Numa primeira fase o cultivo foi apenas de ervas aromáticas e nas fases seguintes foram semeadas também outras espécies hortícolas como tomate, curgete e espinafres. As ervas aromáticas são cortadas para a confecção de biscoitos e bebidas, nos cursos de padaria e pastelaria e são ainda utilizadas noutras atividades que vão decorrendo na escola. Os produtos hortícolas estão ainda em crescimento.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

As ervas aromáticas são cortadas para a confecção de biscoitos e bebidas, nos cursos de padaria e pastelaria e são ainda utilizadas noutras atividades que vão decorrendo na escola. Os produtos hortícolas estão ainda em crescimento.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi elaborado um escalonamento entre os diferentes elementos responsáveis pelo projeto.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Até ao momento não detetamos pragas nem doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Montagem da horta: O contato com a natureza é uma experiência muito válida para os alunos. Ao montar uma horta na escola, os professores de todas as áreas, individualmente ou em interdisciplinaridade têm um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta: A horta é um excelente meio para potencializar a aprendizagem do aluno e despertar o seu interesse para a alimentação saudável, este assunto foi abordado numa aula com os alunos da Educação Especial, junto à horta e posteriormente foram pesquisados e trabalhados estes assuntos em sala de aula.
São exemplos de tópicos de trabalho, os seguintes: as formas dos alimentos cultivados, o tempo de cultivo, floração e frutificação; origens dos nomes de frutas e verduras; o seu uso na medicina; trabalho sobre as frutas e verduras típicas de cada região do país, resgatando, assim, a cultura culinária de cada região.
Identificação das espécies através da pesquisa usando a aplicação iNaturalist sobre o nome comum e científico de cada espécie cultivada.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

As nossas ervas aromáticas foram utilizadas diversas vezes nos serviços dos cursos profissionais.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100078386925415