Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB2,3 de Souselo (Cinfães)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Alguns dos produtos obtidos na horta foram utilizados na cantina escolar para confeção de sopas. A Horta foi também o espaço de implementação de pequenos projetos de articulação curricular que envolveram as disciplinas de Ciências de 8º ano e Matemática de 9º ano.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ainda foram plantados espécies para produção de frutos como os marangos.
Os alunos de oitavo ano também fizeram sementeira e germinação de bolotas para plantação no próximo ano letivo no âmbito do projeto em parceria com a FAPAS "ÁRVORES EXTRAORDINÁRIAS"
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
na tendinha "A Horta da minha Escola".
Os alunos adoraram dinamizar esta tendinha e ainda obtiveram algum valor para uso no Baile de Finalistas. Aqui estiveram envolvidos 20 alunos, 3 professores de forma rotativa estiveram na tenda para venda do produtos durante uma semana.
A tendinha não ficou indiferente a ninguém e todos conseguiram ver o resultado do trabalho dos alunos na horta.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Todos os alunos de 9º ano, isto é, 51 alunos.
Os alunos foram muito dinâmicos, sobretudo os que apresentavam mais dificuldades nas aulas teóricas, evidenciando sempre disponibilidade para trabalhos práticos na horta. Alguns protagonizaram momentos de diversão, juntando-se assim o útil, o didático e o agradável, o que em situação pandémica por Covid-19 acabou por proporcionar momentos de convívio e boa disposição importantes para alunos que viveram os 3 últimos anos com muitas restrições, o que acabou por se refletir no seu equilíbrio emocional.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Foi realizado pelos alunos de 8º e 9º ano. Primeiro os alunos de 8º ano fizeram a sementeira de bolotas na estufa, para germinação de Carvalho, uma árvore autóctone da Floresta Mediterrânica. Depois os alunos elaboraram postais para o concurso da FAPAS, em que evidenciaram as características ecológicas, afetivas ou de valor económico de uma árvore em particular, quer da escola, da comunidade escolar ou na sua área de residência. Um dos aluno de 9º ano acabo por ser distinguido a nível nacional pela FAPAS na categoria de 9º ano, por ter distinguido o valor do Sobreiro como árvore autóctone com enorme valor na nossa Economia pelos vários produtos que produz e pela sua representatividade e importância no Ecossistema de Montado de Sobro no Sul do País.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: