Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 1,2,3/PE Bartolomeu Perestrelo (Funchal)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

200

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

FPS, CN, EF

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os encarregados de educação realizam, sempre que necessário, doações de sementes e instrumentos de trabalhos (ancinho, luvas, etc.). E, também, colaboram na venda e na compra dos produtos hortícolas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta biológica apresenta um impacto positivo e salutar na comunidade educativa na medida em que promove o envolvimento dos encarregados de e educação, dos professores, dos funcionários e dos alunos que regularmente manifestam vontade e e empenho em ajudar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente, a horta biológica sofre a intervenção de turma tutora sob a orientação de um professor do projeto eco-escolas e de um funcionário. Pontualmente, algumas turmas do 1º e 2º ciclos são convidadas a participar na manutenção. Também, estabelecemos uma parceria com uns jardineiros da Direcção Regional da Educação que, de acordo com a disponibilidade, deslocam-se ate´a à escola para prestar auxílio profissional.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano é feita a fertilização do solo com estrume de cavalo ou galinha.
Os restos da monda juntamente com os restos de comida da cantina escolar, são colocados no compostor, que entretanto foi esvaziado para a fertilização do solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos da monda, poda e restos de comida oriundos da cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos as alfaces e couves plantadas juntamente com ervas aromáticas, e o feijão com o milho.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita pelo funcionário com um sistema de rega (aspersor), na parte da manhã bem cedo e tendo em conta o estado do tempo.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim.
De 15 em 15 dias é feita a monitorização e aplicados os insecticidas naturais adquiridos comercialmente ou é aplicado o chorume de urtigas que fazemos regularmente (conforme a praga detetada).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Pulgão preto e mosca branca, combatidos pela aplicação em tempo fresco da solução do chorume de urtigas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A venda de produtos da horta aos pais/encarregados de educação é feita no dia da recolha dos produtos por parte da turma tutora e vendidos na entrada da escola (este ano foi realizada por 2x).
Esta venda também é realizada na sala dos professores (2x este ano).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A Escola realiza todos os anos a semana saudável, onde decorrem várias atividades e feira associados aos estilos de vida saudável, onde se vendem produtos da nossa horta (será realizada este mês).

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas sobre alimentação saudável e como crescem as plantas aos alunos do 1º ciclo.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

É uma horta com algumas árvores de fruto, como anoneiras, bananeiras, goiabeiras, limoeiros e pitangueiras.

15.1. Link para a página da horta: