Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva (Vila Verde)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

13 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

45 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Físico Química, Geografia, Português, Inglês, Cidadania e Desenvolvimento, Estudo do Meio, Matemática, Oferta Complementar “Pensar Matemática”; Educação Tecnológica, Educação Visual; CEDART, Clube de Hortofloricultura, Clube Ciência Viv

3.3. N.º de alunos envolvidos:

105

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Através das atividades e iniciativas propostas em reuniões ou pelos educandos com convites. Também participando na construção de projetos e no fornecimento de materiais e na cedência de sementes e plântulas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Este ano, a escola/horta bio integrado no tema “Saúde/ Alimentação” da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, dinamizou a atividade “O pão do tempo das nossas avós: com as mãos na massa se refazem tradições” para todas as turmas, professores, assistentes operacionais e pais (que puderam assistir), e contou com a participação de duas avós, que na escola, cozeram o pão em forno de lenha. Esta iniciativa permitiu: dar a conhecer as tradições associadas à confeção de pão caseiro à moda antiga; criar hábitos de alimentação saudável e sustentável, e preservar a dieta mediterrânica e seus benefícios para a saúde. As farinhas foram doadas pela empresa “Biobrássica” (loja comercial de produtos biológicos, de Braga); a lenha foi cedida pelos pais, assim como o forno e equipamento/instrumentos para a confeção do pão.

Também a horta bio se associou à iniciativa promovida no agrupamento, pelo Projeto de Educação para a Saúde - “Maio - mês do coração”, com uma ação na horta para uma turma (5ºC): limpeza dos talhões, rega e plantação de hortícolas) e um “Banho de Natureza – postura de árvore”, como terapias com benefícios para a saúde.

Ao longo dos vários anos de implementação da horta notamos que os alunos vão estando cada vez mais sensibilizados para o trabalho que aqui se realiza. O ambiente e a alimentação saudável são temas transversais às matérias/conteúdos abordadas nas salas de aula.
A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelos alunos, explorar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico. É aqui que o projeto de horta escolar se insere, aproxima os alunos da realidade, fazendo com que estes criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.
Além disso, a horta escolar melhora a relação entre a comunidade e a escola, uma vez que são criadas redes sociais e educativas que fomentam o sentimento de pertença a uma comunidade maior; incentivando o intercâmbio cultural; os valores de sustentabilidade; a integração social;…
O projeto facilita o desenvolvimento integral dos alunos e ajuda a melhorar a sua autoestima e satisfação pessoal, visto que proporciona a implementação de atividades altamente motivadoras que vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas.
Os objetivos deste projeto, que permitem o desenvolvimento de diversas competências previstas no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, são: (I) melhorar o ambiente da escola, através de atividades inclusivas; (II) melhorar a valorização da identidade, cultura e diversidade; (III) promover o consumo e a produção sustentáveis, através da horta escolar; (IV) desenvolver o espírito de entre ajuda, cooperação e partilha de conhecimentos entre os elementos da comunidade educativa; (V) ajudar crianças e jovens a tornarem-se conscientes dos problemas do planeta e assumir a responsabilidade de respeitar e melhorar o nosso meio ambiente e (VI) usar as tecnologias como uma ferramenta e um elemento de mudança.
Também a venda direta dos produtos hortícolas na escola, possibilita a divulgação dos mesmos e das práticas seguras e saudáveis na agricultura/horticultura.
Gradualmente as famílias dos alunos e outros, envolvidos da horta, foram alterando algumas práticas de cultivo e hábitos alimentares. Passou-se a falar de compostagem e a realizá-la em casa e, a valorizar práticas amigas do ambiente e da preservação dos recursos naturais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe o Clube de Hortofloricultura com 27 alunos inscritos, de diferentes anos de escolaridade. Este grupo está dividido em duas sessões por semana, onde se realiza a manutenção da horta segundo os princípios da Agricultura Biológica. Também outras turmas da escola participam na manutenção da horta e na sementeira em estufa, de hortícolas ( para o estudo da influência dos fatores abióticos nas plantas; proteção da biodiversidade vegetal; recolha de dados relativos ao desenvolvimento de plantas para a aprendizagem da Funções e Equações matemáticas); São realizadas sementeiras (sementes biológicas) em estufa pelos alunos do Clube de Hortofloricultura, de acordo com a época; Todos os utilizadores (clubes, turmas e serviços da escola como cantina e bar), contribuem com os resíduos orgânicos para a compostagem; A coordenadora do projeto Horta Escolar Bio presta colaboração/apoio às turmas que pretendam trabalhar/ter aulas de campo na horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano e, em virtude do solo da horta, compactar com facilidade, foi necessária a sua mobilização, com recurso à cava com enxadas e ancinhos para o nivelamento e limpeza dos detritos existentes (pedras, galhos, raízes,…). Foram deixados alguns resíduos das culturas, para serem incorporados ao solo como fontes de azoto e de nutrientes.
As fases seguintes foram de incorporação de matéria orgânica obtida através da compostagem produzida na escola, composto bio de Cavalo e ainda, de cinza de madeira, resultante da queima de lenha das podas, pois o solo da horta possui um pH próximo do 6,5 (acidez média).
Por último, construímos os talhões e os carreiros de circulação, de acordo com a planta da horta, realizada pela turma 6ºC.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É realizada através da compostagem (pilha e quatro compositores de plástico).
Materiais utilizados: 1. Com elevado teor em carbono: palhas, cascas, serrim, folhas, podas. 2. Com elevado teor em azoto: borras de café recolhidas nas pastelarias dos arredores da escola e do bar dos professores; desperdícios de cozinha da cantina composto basicamente por cascas, desperdícios e restos de frutas e legumes e por cortes de relva dos jardins – tendo o cuidado de alternar, sucessivamente, no compostor/pilha as camadas de material castanho e verde, sendo que a primeira e última camada, são sempre materiais castanhos para evitar a lixiviação e ação direta da luz solar (na pilha).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As consociações existentes são com associações de hortícolas com diferentes velocidades de crescimento, para aproveitar melhor o terreno. Outras consociações são planeadas com vista à proteção das culturas, nomeadamente no combate de pragas com efeito de repelência ou atração de insetos auxiliares. Temos o cuidado de selecionar variedades resistentes e bem adaptadas às condições locais. Variedades regionais são mais tolerantes a pragas e doenças.
Associações instaladas na horta: a) Alface, alho-francês cebola, b) Penca, feijão e espinafre; c) Alface, morangueiros, coentro e salsa; d) Ervilha, salsa, cravo-túnico, couve-lombarda, alface; e) Ervilha-de-cheiro, pelargónio, acelga, salsa, couve-coração; f) Alho, alface, couve-portuguesa; g) Alho-francês, cebola, alface; h)Couve-flor, couve-roxa, acelga, beterraba, alho-francês, endro, alecrim, rosmaninho, erva-cidreira; i)Feijão da trepa, chagas, salsa, coentro, erva-cidreira; j) Abóbora, couve, alface, chagas, orégão e borragem; l) Alho-francês, penca de Chaves, alface, cebola, coentro, chagas, espinafre e morangueiro; m) Beringela, cravo-túnico, borragem e salsa.
Ao longo da horta/bordadura dos talhões plantamos ervas aromáticas (alecrim, orégão, salsa, funcho, hortelã, erva-cidreira, rosmaninho, endro, …) e flores (cravo-túnico, cosmos, papoila da Califórnia, borragem), que funcionam como plantas inseticidas/ insetífugas e, ainda outras com a função de plantas-armadilhas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até à data produzimos variedades de alfaces, ervilha de grão, acelga, ervas aromáticas como coentro, salsa, orégão. Num total de cerca de 15 Kg.
O 1º período do ano letivo foi todo destinado à recuperação da vedação da horta e preparação do solo, uma vez que esta, não esteve a funcionar no ano letivo anterior.
Iniciamos a produção na horta no 2º período com culturas da época. Teremos neste mês e próximos colheita de vários produtos como: cebola branca, beringela, abóbora, alho-francês, beterraba,...

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são vendidos na escola em mercados bio e adquiridos pelos alunos, professores e funcionários.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

O Sistema de rega funciona através de bombagem de água do ribeiro que passa junto à horta e do furo de água realizado pelo município, junto à horta bio e charco pedagógico. Também aproveitamos as águas pluviais que guardamos em quatro tanques (1000L, cada). Construímos eco bidons, que são o aproveitamento de velhos bidons, e recolhemos a água da chuva para rega das plantas na estufa.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Inspeção regular das culturas para verificar o seu aspeto (manchas ou mordeduras); são realizadas culturas diversificadas, estabelecendo rotações; luta biológica - joaninha/pulgão; atração de auxiliares pela plantação de espécies diversificadas; manutenção dos ninhos artificiais e do hotel para insetos; colocação de comedouros e bebedouros para atração de Biodiversidade; criação de bordaduras de flores coloridas; armadilhas para Toupeira; eliminação manual das folhas de pessegueiro com lepra (presença de fungo); manter a horta limpa de ervas daninhas e de lixo; são criados espaçamentos entre culturas e controlo da rega para não originar o desenvolvimento de fungos; instalação de culturas intercalares de plantas aromáticas como medida de prevenção.
Semanalmente os alunos do clube, nas duas sessões, fazem a inspeção de pragas e doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Piolho no feijoeiro da trepa (afídeo negro). Luta química biológica (inseticidas de origem vegetal): preparado de alho (alguns dentes de alho ralados com varinha mágica e juntou-se a 2 litros de água. Deixou-se repousar durante 24 horas. Este preparado foi coado e diluído em 5 litros de água. Finalmente foi pulverizado nos feijoeiros). O piolho desapareceu rapidamente. Também fomos “visitados” por Toupeiras na horta. Construímos armadilhas para as afugentar (numa extremidade da cana de bambu fixamos com um fio de arame um garrafão de plástico vazio, que com o vento produz ruído no solo e desta forma as afasta).

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Estamos ainda na fase inicial de construção de um galinheiro móvel para produção de espécies autóctones (galinha amarela e pedrês). Realizamos o projeto tecnológico e a maquete (turma 6ºA em Educação Tecnológica). No próximo ano escolar entrará em funcionamento. Prevemos ainda criar uma área aberta e vedada para que estas, andem livremente no campo baldio anexo à horta.
(vídeo da construção da maquete do galinheiro https://youtu.be/PXWCHaEzupU)

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

O pão do tempo das nossas avós: com as mãos na massa se refazem tradições

A turma 6ºA e o Clube de Hortofloricultura promoveram a atividade de confecionar o pão caseiro à moda antiga, com a presença na escola de duas avós de alunos da turma, no dia 22 de novembro, no período da tarde.
O tema da Alimentação foi explorado em várias disciplinas. Em CEDART, a turma decidiu reviver e dar a conhecer à comunidade educativa a tradição de fazer o pão caseiro. A atividade teve como objetivos: conhecer e preservar as tradições associadas à confeção do pão à moda antiga; criar hábitos de uma alimentação saudável e sustentável e, ainda, preservar a dieta mediterrânica e os benefícios para a saúde.
Os alunos prepararam toda a atividade na disciplina de CEDART, desde a logística, materiais e utensílios, convites às avós e comunidade educativa. Paralelamente, em Português, a turma preparou uma entrevista às avós, para conhecer melhor esta tradição.
No decurso da atividade, foram confecionadas várias fornadas de pão, em forno de lenha, de bola de carne e broa (mistura de milho e centeio) que, de forma ávida, foram degustadas e repetidas pelos presentes. As avós ainda confecionaram a bola que, antigamente, era usada para fazer as “sopas de cavalo cansado”.
Os alunos puderam, durante a atividade, participar na confeção do pão, preparando e tendendo a massa.
O pão foi confecionado com farinhas de milho e centeio, cedidas gentilmente pela Biobrássica (mercado de produtos biológicos, em Braga).
Cada participante levou para casa um pequeno rolinho de papel, onde estavam contidas as orações que habitualmente são rezadas, quando se coloca a massa a levedar e o pão no forno.
Para que esta atividade se pudesse concretizar, foi essencial a ajuda de muitos elementos da comunidade educativa, nomeadamente as avós, os assistentes operacionais e encarregados de educação.

Vídeo da atividade:
https://youtu.be/hmYGhzOfz0Q


Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Maio – mês do coração

A turma 5ºC participou nesta iniciativa com a atividade de manutenção da horta: remoção de ervas infestantes dos talhões, onde aprenderam a identificar as ervas daninhas e a necessidade da sua remoção.
Também realizaram a atividade “Banho de Natureza – postura de árvore” no pomar junto à horta.
Assim, estas atividades promovidas pela professora coordenadora da horta bio, permitiram concluir que os estímulos dos banhos de natureza e os trabalhos na horta têm efeitos fisiológicos e psicológicos positivos. A redução dos níveis de stress, ritmo cardíaco e tensão arterial é associada à diminuição da produção de algumas hormonas, reduzindo-se a libertação de químicos, como o cortisol, que deixam em estado de alerta permanente, ou seja, em stress.
Com esta atividade pretendeu-se dar ferramentas para que os alunos aprendam a relaxar a mente e o coração.

Vídeo da atividade - https://drive.google.com/file/d/1CzBbdeokmzlXbtZ2RsGPQZhS2u7ebDN1/view?ts=62949356

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas de campo para estudo da Diversidade nas Plantas

As turmas 5ºA, na disciplina de ciências naturais realizou duas aulas na horta bio, onde estudaram a influência dos fatores abióticos nas plantas e a proteção da biodiversidade vegetal.
A aula foi orientada pela professora da disciplina e pela professora dinamizadora do clube de Hortofloricultura.
Os alunos tiveram a oportunidade de degustar produtos da horta como rabanetes, flor e folha da Capuchinha; conhecer as ervas aromáticas existentes e qual a sua função, assim como das flores; das armadilhas para afugentar a Toupeira; das formas para atrair biodiversidade na horta com a instalação de comedouros/bebedouros e do hotel para insetos.
Viram ainda, como é realizada a compostagem na horta (em pilha e compostores).

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Em primeiro lugar, e apesar da sua dimensão, pelas interações que se geram, entre a escola e a comunidade educativa. Estabelecemos parcerias com a comunidade local e alargada na colaboração com a mesma. Em segundo lugar, pelo potencial recurso educativo e a par da estufa e do Charco Pedagógico, um laboratório vivo de aprendizagem.
Em parceria com o Município e outras entidades, deu-se continuidade à reflorestação do Bosque das Autóctones junto da horta, com dádiva de pequenas árvores autóctones. Assinalámos o Dia da Floresta Autóctone com a plantação das pequenas árvores. Fez-se também uma ação de erradicação de invasoras, neste local intitulada “Há invasoras no meu recreio”, onde se envolveu os alunos do clube de Hortofloricultura e a turma 6ºA.
Desenvolveram-se várias atividades paralelas aos trabalhos da horta, a indicar: um workshop online sobre “Conservação de sementes” promovido pela SEED Keepers e dirigido a alunos e professores da horta; visitas/aulas de Ciências Naturais na horta (turma 5ºA) , para estudo da Diversidade nas Plantas: quais são os fatores do meio que influenciam as plantas e a proteção da biodiversidade vegetal; desenvolver atividades integradas no Projeto Escola+Verde, com alunos do 1ºciclo e participação no concurso do município; vários mercados bio para promover uma alimentação mais saudável e sustentável na escola e comunidade; as três turmas do 8ºano na disciplina de Ciências Naturais realizaram atividades experimentais para o estudo dos Fatores Abióticos no desenvolvimento do linho galego e na disciplina de matemática estudaram as Funções e Equações através da medição semanal do crescimento do linho em estufa, horta e sala de aula; construção de comedouros, bebedouros e hotel de insetos com materiais reutilizáveis, para colocação na horta, pela turma 5ºC em CEDART; construção do projeto tecnológico e maquete de um galinheiro (espécies autóctones) pela turma 6ºA em Educação Tecnológica; elaboração de um Herbário de plantas da horta pela turma 5ºC (envolvidas as disciplinas de português, inglês e Educação Tecnológica); atividade para relaxar a mente e o coração: manutenção da horta e Banho de Natureza - postura de árvore, pela turma 5ºC, integrada nas atividades promovidas pelo Projeto de Educação para a Saúde “Maio – mês do coração”; a atividade promovida pelo 6ºA (integrada no tema Saúde/Alimentação) e pelo clube de Hortofloricultura – “O pão do tempo das nossas avós: com as mãos na massa se refazem tradições”; construção da planta da horta bio pela turma do 6ºC nas disciplinas de CEDART e Educação Tecnológica.
Colaboração das famílias para nos cederem sementes, resíduos orgânicos, materiais reutilizáveis (canas bambu, madeiras, …); Banco Português de Germoplasma Vegetal, de Merelim S. Pedro (Braga), que nos cedeu as sementes de Linho galego.
Fazemos a germinação das culturas em estufa, para posterior transplantação na horta e jardins.
Desenvolvemos atividades experimentais entre as disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química: análise física e química do solo da horta, estudo dos fatores ambientais na sementeira, germinação e crescimento das plantas.
O apoio de uma cozinha especificamente equipada para ensinar os alunos com medidas seletivas e adicionais ao abrigo do Decreto-Lei nº54/2028 (e outros), a confecionarem refeições com os produtos da horta, tendo em vista a sua preparação para vida ativa.
Fazemos várias colheitas para mercados bio na escola. Parte da verba angariada na venda de produtos hortícolas, reverteu a favor da campanha “SOS Ucrânia” na aquisição de produtos alimentares (para os 34 refugiados recebidos pelo município).
Plantamos canteiros de flores e de plantas aromáticas para atrair insetos polinizadores e aumentamos a área do pomar com mais árvores frutíferas.
Preservamos a biodiversidade existente, através da manutenção/colocação de comedouros e bebedouros para aves, dos hotéis para insetos, das sebes de vegetação natural e espontânea (arbóreas, arbustivas e herbáceas) na delimitação dos talhões da horta, bem como, a preservação do bosque das melíferas e das autóctones, constituindo nichos favoráveis ao desenvolvimento de animais auxiliares, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema agrícola, pelo aumento da diversidade de flora e fauna que ali vive.
Manutenção do Charco pedagógico através da limpeza dos resíduos (folhas e galhos) e em parceria com o Clube Ciência Viva na Escola, na monitorização dos parâmetros bióticos e abióticos do charco. O elevado valor educativo destes ecossistemas permite a realização de atividades lúdico-científicas e a envolvência de toda a comunidade escolar.
Conservamos o recurso hídrico existente – ribeiro junto à horta, e a vegetação ripícola existente nas margens e também, utilizamos a água para rega da horta.
Participamos e fomos premiados no concurso internacional, promovido pela Lituânia, com o tema “World Animals”, com ilustrações de animais do rio da região.
Cremos que a horta é um local educativo-pedagógico de toda a comunidade educativa, que tem permitido a valorização do modo de produção bio e a dignificação da profissão de agricultor; perceção de sustentabilidade, consciência ecológica, noção de comida e cozinha saudável; participação e dinamização em/de ações/palestras/workshops de sensibilização à consciência ambiental, alimentação saudável e cidadania ativa.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/agrupamento.escolasdemoure/