Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva (Vila Verde)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Também a horta bio se associou à iniciativa promovida no agrupamento, pelo Projeto de Educação para a Saúde - “Maio - mês do coração”, com uma ação na horta para uma turma (5ºC): limpeza dos talhões, rega e plantação de hortícolas) e um “Banho de Natureza – postura de árvore”, como terapias com benefícios para a saúde.
Ao longo dos vários anos de implementação da horta notamos que os alunos vão estando cada vez mais sensibilizados para o trabalho que aqui se realiza. O ambiente e a alimentação saudável são temas transversais às matérias/conteúdos abordadas nas salas de aula.
A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelos alunos, explorar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico. É aqui que o projeto de horta escolar se insere, aproxima os alunos da realidade, fazendo com que estes criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.
Além disso, a horta escolar melhora a relação entre a comunidade e a escola, uma vez que são criadas redes sociais e educativas que fomentam o sentimento de pertença a uma comunidade maior; incentivando o intercâmbio cultural; os valores de sustentabilidade; a integração social;…
O projeto facilita o desenvolvimento integral dos alunos e ajuda a melhorar a sua autoestima e satisfação pessoal, visto que proporciona a implementação de atividades altamente motivadoras que vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas.
Os objetivos deste projeto, que permitem o desenvolvimento de diversas competências previstas no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, são: (I) melhorar o ambiente da escola, através de atividades inclusivas; (II) melhorar a valorização da identidade, cultura e diversidade; (III) promover o consumo e a produção sustentáveis, através da horta escolar; (IV) desenvolver o espírito de entre ajuda, cooperação e partilha de conhecimentos entre os elementos da comunidade educativa; (V) ajudar crianças e jovens a tornarem-se conscientes dos problemas do planeta e assumir a responsabilidade de respeitar e melhorar o nosso meio ambiente e (VI) usar as tecnologias como uma ferramenta e um elemento de mudança.
Também a venda direta dos produtos hortícolas na escola, possibilita a divulgação dos mesmos e das práticas seguras e saudáveis na agricultura/horticultura.
Gradualmente as famílias dos alunos e outros, envolvidos da horta, foram alterando algumas práticas de cultivo e hábitos alimentares. Passou-se a falar de compostagem e a realizá-la em casa e, a valorizar práticas amigas do ambiente e da preservação dos recursos naturais.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
As fases seguintes foram de incorporação de matéria orgânica obtida através da compostagem produzida na escola, composto bio de Cavalo e ainda, de cinza de madeira, resultante da queima de lenha das podas, pois o solo da horta possui um pH próximo do 6,5 (acidez média).
Por último, construímos os talhões e os carreiros de circulação, de acordo com a planta da horta, realizada pela turma 6ºC.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Materiais utilizados: 1. Com elevado teor em carbono: palhas, cascas, serrim, folhas, podas. 2. Com elevado teor em azoto: borras de café recolhidas nas pastelarias dos arredores da escola e do bar dos professores; desperdícios de cozinha da cantina composto basicamente por cascas, desperdícios e restos de frutas e legumes e por cortes de relva dos jardins – tendo o cuidado de alternar, sucessivamente, no compostor/pilha as camadas de material castanho e verde, sendo que a primeira e última camada, são sempre materiais castanhos para evitar a lixiviação e ação direta da luz solar (na pilha).
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Associações instaladas na horta: a) Alface, alho-francês cebola, b) Penca, feijão e espinafre; c) Alface, morangueiros, coentro e salsa; d) Ervilha, salsa, cravo-túnico, couve-lombarda, alface; e) Ervilha-de-cheiro, pelargónio, acelga, salsa, couve-coração; f) Alho, alface, couve-portuguesa; g) Alho-francês, cebola, alface; h)Couve-flor, couve-roxa, acelga, beterraba, alho-francês, endro, alecrim, rosmaninho, erva-cidreira; i)Feijão da trepa, chagas, salsa, coentro, erva-cidreira; j) Abóbora, couve, alface, chagas, orégão e borragem; l) Alho-francês, penca de Chaves, alface, cebola, coentro, chagas, espinafre e morangueiro; m) Beringela, cravo-túnico, borragem e salsa.
Ao longo da horta/bordadura dos talhões plantamos ervas aromáticas (alecrim, orégão, salsa, funcho, hortelã, erva-cidreira, rosmaninho, endro, …) e flores (cravo-túnico, cosmos, papoila da Califórnia, borragem), que funcionam como plantas inseticidas/ insetífugas e, ainda outras com a função de plantas-armadilhas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
O 1º período do ano letivo foi todo destinado à recuperação da vedação da horta e preparação do solo, uma vez que esta, não esteve a funcionar no ano letivo anterior.
Iniciamos a produção na horta no 2º período com culturas da época. Teremos neste mês e próximos colheita de vários produtos como: cebola branca, beringela, abóbora, alho-francês, beterraba,...
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Semanalmente os alunos do clube, nas duas sessões, fazem a inspeção de pragas e doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
(vídeo da construção da maquete do galinheiro https://youtu.be/PXWCHaEzupU)
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A turma 6ºA e o Clube de Hortofloricultura promoveram a atividade de confecionar o pão caseiro à moda antiga, com a presença na escola de duas avós de alunos da turma, no dia 22 de novembro, no período da tarde.
O tema da Alimentação foi explorado em várias disciplinas. Em CEDART, a turma decidiu reviver e dar a conhecer à comunidade educativa a tradição de fazer o pão caseiro. A atividade teve como objetivos: conhecer e preservar as tradições associadas à confeção do pão à moda antiga; criar hábitos de uma alimentação saudável e sustentável e, ainda, preservar a dieta mediterrânica e os benefícios para a saúde.
Os alunos prepararam toda a atividade na disciplina de CEDART, desde a logística, materiais e utensílios, convites às avós e comunidade educativa. Paralelamente, em Português, a turma preparou uma entrevista às avós, para conhecer melhor esta tradição.
No decurso da atividade, foram confecionadas várias fornadas de pão, em forno de lenha, de bola de carne e broa (mistura de milho e centeio) que, de forma ávida, foram degustadas e repetidas pelos presentes. As avós ainda confecionaram a bola que, antigamente, era usada para fazer as “sopas de cavalo cansado”.
Os alunos puderam, durante a atividade, participar na confeção do pão, preparando e tendendo a massa.
O pão foi confecionado com farinhas de milho e centeio, cedidas gentilmente pela Biobrássica (mercado de produtos biológicos, em Braga).
Cada participante levou para casa um pequeno rolinho de papel, onde estavam contidas as orações que habitualmente são rezadas, quando se coloca a massa a levedar e o pão no forno.
Para que esta atividade se pudesse concretizar, foi essencial a ajuda de muitos elementos da comunidade educativa, nomeadamente as avós, os assistentes operacionais e encarregados de educação.
Vídeo da atividade:
https://youtu.be/hmYGhzOfz0Q
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
A turma 5ºC participou nesta iniciativa com a atividade de manutenção da horta: remoção de ervas infestantes dos talhões, onde aprenderam a identificar as ervas daninhas e a necessidade da sua remoção.
Também realizaram a atividade “Banho de Natureza – postura de árvore” no pomar junto à horta.
Assim, estas atividades promovidas pela professora coordenadora da horta bio, permitiram concluir que os estímulos dos banhos de natureza e os trabalhos na horta têm efeitos fisiológicos e psicológicos positivos. A redução dos níveis de stress, ritmo cardíaco e tensão arterial é associada à diminuição da produção de algumas hormonas, reduzindo-se a libertação de químicos, como o cortisol, que deixam em estado de alerta permanente, ou seja, em stress.
Com esta atividade pretendeu-se dar ferramentas para que os alunos aprendam a relaxar a mente e o coração.
Vídeo da atividade - https://drive.google.com/file/d/1CzBbdeokmzlXbtZ2RsGPQZhS2u7ebDN1/view?ts=62949356
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
As turmas 5ºA, na disciplina de ciências naturais realizou duas aulas na horta bio, onde estudaram a influência dos fatores abióticos nas plantas e a proteção da biodiversidade vegetal.
A aula foi orientada pela professora da disciplina e pela professora dinamizadora do clube de Hortofloricultura.
Os alunos tiveram a oportunidade de degustar produtos da horta como rabanetes, flor e folha da Capuchinha; conhecer as ervas aromáticas existentes e qual a sua função, assim como das flores; das armadilhas para afugentar a Toupeira; das formas para atrair biodiversidade na horta com a instalação de comedouros/bebedouros e do hotel para insetos.
Viram ainda, como é realizada a compostagem na horta (em pilha e compostores).
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Em parceria com o Município e outras entidades, deu-se continuidade à reflorestação do Bosque das Autóctones junto da horta, com dádiva de pequenas árvores autóctones. Assinalámos o Dia da Floresta Autóctone com a plantação das pequenas árvores. Fez-se também uma ação de erradicação de invasoras, neste local intitulada “Há invasoras no meu recreio”, onde se envolveu os alunos do clube de Hortofloricultura e a turma 6ºA.
Desenvolveram-se várias atividades paralelas aos trabalhos da horta, a indicar: um workshop online sobre “Conservação de sementes” promovido pela SEED Keepers e dirigido a alunos e professores da horta; visitas/aulas de Ciências Naturais na horta (turma 5ºA) , para estudo da Diversidade nas Plantas: quais são os fatores do meio que influenciam as plantas e a proteção da biodiversidade vegetal; desenvolver atividades integradas no Projeto Escola+Verde, com alunos do 1ºciclo e participação no concurso do município; vários mercados bio para promover uma alimentação mais saudável e sustentável na escola e comunidade; as três turmas do 8ºano na disciplina de Ciências Naturais realizaram atividades experimentais para o estudo dos Fatores Abióticos no desenvolvimento do linho galego e na disciplina de matemática estudaram as Funções e Equações através da medição semanal do crescimento do linho em estufa, horta e sala de aula; construção de comedouros, bebedouros e hotel de insetos com materiais reutilizáveis, para colocação na horta, pela turma 5ºC em CEDART; construção do projeto tecnológico e maquete de um galinheiro (espécies autóctones) pela turma 6ºA em Educação Tecnológica; elaboração de um Herbário de plantas da horta pela turma 5ºC (envolvidas as disciplinas de português, inglês e Educação Tecnológica); atividade para relaxar a mente e o coração: manutenção da horta e Banho de Natureza - postura de árvore, pela turma 5ºC, integrada nas atividades promovidas pelo Projeto de Educação para a Saúde “Maio – mês do coração”; a atividade promovida pelo 6ºA (integrada no tema Saúde/Alimentação) e pelo clube de Hortofloricultura – “O pão do tempo das nossas avós: com as mãos na massa se refazem tradições”; construção da planta da horta bio pela turma do 6ºC nas disciplinas de CEDART e Educação Tecnológica.
Colaboração das famílias para nos cederem sementes, resíduos orgânicos, materiais reutilizáveis (canas bambu, madeiras, …); Banco Português de Germoplasma Vegetal, de Merelim S. Pedro (Braga), que nos cedeu as sementes de Linho galego.
Fazemos a germinação das culturas em estufa, para posterior transplantação na horta e jardins.
Desenvolvemos atividades experimentais entre as disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química: análise física e química do solo da horta, estudo dos fatores ambientais na sementeira, germinação e crescimento das plantas.
O apoio de uma cozinha especificamente equipada para ensinar os alunos com medidas seletivas e adicionais ao abrigo do Decreto-Lei nº54/2028 (e outros), a confecionarem refeições com os produtos da horta, tendo em vista a sua preparação para vida ativa.
Fazemos várias colheitas para mercados bio na escola. Parte da verba angariada na venda de produtos hortícolas, reverteu a favor da campanha “SOS Ucrânia” na aquisição de produtos alimentares (para os 34 refugiados recebidos pelo município).
Plantamos canteiros de flores e de plantas aromáticas para atrair insetos polinizadores e aumentamos a área do pomar com mais árvores frutíferas.
Preservamos a biodiversidade existente, através da manutenção/colocação de comedouros e bebedouros para aves, dos hotéis para insetos, das sebes de vegetação natural e espontânea (arbóreas, arbustivas e herbáceas) na delimitação dos talhões da horta, bem como, a preservação do bosque das melíferas e das autóctones, constituindo nichos favoráveis ao desenvolvimento de animais auxiliares, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema agrícola, pelo aumento da diversidade de flora e fauna que ali vive.
Manutenção do Charco pedagógico através da limpeza dos resíduos (folhas e galhos) e em parceria com o Clube Ciência Viva na Escola, na monitorização dos parâmetros bióticos e abióticos do charco. O elevado valor educativo destes ecossistemas permite a realização de atividades lúdico-científicas e a envolvência de toda a comunidade escolar.
Conservamos o recurso hídrico existente – ribeiro junto à horta, e a vegetação ripícola existente nas margens e também, utilizamos a água para rega da horta.
Participamos e fomos premiados no concurso internacional, promovido pela Lituânia, com o tema “World Animals”, com ilustrações de animais do rio da região.
Cremos que a horta é um local educativo-pedagógico de toda a comunidade educativa, que tem permitido a valorização do modo de produção bio e a dignificação da profissão de agricultor; perceção de sustentabilidade, consciência ecológica, noção de comida e cozinha saudável; participação e dinamização em/de ações/palestras/workshops de sensibilização à consciência ambiental, alimentação saudável e cidadania ativa.
15.1. Link para a página da horta: