Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa (Covilhã)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Depois, com a ajuda da funcionária, dá-se continuidade às tarefas, quando os alunos não estão presentes.
Como a escola tem uma residência, onde alguns alunos passam a semana, esses discentes no fim do dia, ou nas horas em que não têm aulas, colaboram voluntariamente nas tarefas. Salienta-se que, muitas vezes, os alunos voluntariam-se para estas tarefas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Mobilização de solo: o solo é mobilizado utilizando ferramentas manuais ou, nos espaços maiores, com grade de discos.
A fertilização é feita com a matéria orgânica proveniente da escola e dos estrumes dos animais.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
No terreno grande, em cima, estão plantados alhos. No terrenos de 54 m2 foi feita a preparação do terreno onde foram plantadas couves galegas, alfaces, beterraba vermelha, favas, brócolos, couve flor, repolho e ervilhas.
No terreno, grande de lado, plantou-se cebolas, nabos, couve lombarda e espinafres.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Quando há excesso de produtos são vendidos, por um valor simbólico, aos professores e funcionarios.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A abóbora e o tomate são usados na realização de compotas.
Quando temos em excesso alguns dos produtos são vendidos.
Os responsáveis da horta são os alunos e os professores da área técnica, tendo a ajuda de funcionários, sempre que necessário.
Este uso dos produtos hortícolas é feito sempre que estes estão disponíveis na horta, dado que o tomate e a alface são produtos sazonais.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os responsáveis da horta são os alunos e os professores da área técnica, tendo a ajuda de funcionários, sempre que necessário. São os alunos que realizam as tarefas, desde a limpeza do espaço à preparação do mesmo, utilizando alfaias e ferramentas da escola.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: