Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses - EPAMAC (Marco de Canaveses)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos do Curso técnico de Produção Agropecuária terão a oportunidade de partilhar, os conhecimentos adquiridos em campo, pelos membros da comunidade escolar.
Desta forma, será criado uma dinâmica para que todos os alunos possam plantar uma cultura na nossa horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Durante o mês de março, cada turma terá a oportunidade de plantar uma cultura.
Durante o mês de maio, os alunos do curso Técnico em Turismo Ambiental e Rural dinamizará algumas visitas guiadas para grupos externos, de diferentes faixas etárias, para apresentar e dinamizar atividades na mesma.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Dentre as consociações a seres instaladas, pretende-se: Alecrim, Salsa, Sálvia, Tomate; Ervilha, Manjericão, Salsa, Tomate; Alface, Ervilha e tomate; Cebola, Cenoura, Salsa e Tomate.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: