Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1 da Azambuja (Quinta dos Gatos) (Azambuja)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 mês

2. Área aproximada da horta (m²):

27

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

1º ano

3.3. N.º de alunos envolvidos:

68

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Trazendo ferramentas, sementes ,plantas para plantar, trazendo estrume.
Sempre que é solicitado.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Entusiasmo na participação dos alunos e pais que prontamente aceitaram o desafio equipando os seus filhos com botas de borracha, luvas, ferramentas e plantas e sementes para iniciar a hortinha da escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Duas vezes por semana a Professora e os seus alunos vão retirar ervas, regar caso seja necessário e plantar ou semear se vierem novos produtos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Professora do 1º ano Filomena Esteves com os seus alunos, limpam o terreno, tiram ervas, estrumam, sacham e regam a terra.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

couves, bróculos, repolho, nabiça, nabos, cenouras, batatas, feijão verde, feijão para secar,cebola, alho, cebola roxa, alho francês, espinafres, alfaces (três espécies), ervas aromáticas, pimentos, tomate cherry, tomate industrial, tomate redondo, pepino, cabaças, chuchu, abóbora, flores, morangueiros, maracujá e girassol.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

agua de rede 2 vezes por semana com mangueira provisoriamente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

até agora ai não foi necessário intervir, no entanto diariamente verificamos se é necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

aulas na horta: sempre que é feita uma nova fertilização (estrume), sementeira, ou plantação de novos produtos trazidos pelos alunos.
Preparação do solo e fertilização com estrume trazido pelos alunos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/groups/493551952408955