Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Básica de Vilela (Paredes)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Muitas famílias já têm hortas verticais a pedido dos filhos.
- Melhoria dos hábitos alimentares que se reflete nos lanches que se tornaram muito mais sadáveis.
- Criação do prato colorido: legumes, salada, + peixe e menos carne.
- Criação do dia do ovo: fazem-se panquecas, omeletes, ovos cozidos, ovos mexidos para o lanche da manhã.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma trata do seu espaço e colabora sempre que necessário com as outras turmas.
Quando uma turma tem produtos para colher, reparte os mesmos com os outros alunos.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Legumes - couve, repolho, penca, abóboras, cebolo, aipo, alho francês, salsa e alface.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Alface - foram semeadas junto às árvores do pomar - cada árvore produziu cerca de 3kg - temos 14 árvores.
cebolo - está grande e as cebolas a crescer mas ainda não colhemos. Acontece o mesmo com o alho francês.
Salsa e aipo é colhido sempre que é necessário para a confeção de refeições.
Repolho - plantamos 35 pés que estão grandes e prontos a colher. O mesmo acontece com os outros legumes e vegetais.
Vamos no dia 1 de junho fazer saladas, sandes vegetarianas, confecionar sopas e omeletes com os ovos das galinhas.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
As plantas são regadas de acordo com a sua própria necessidade.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A seriação de plantas e sementes foi aproveitada nos mais novos para o desenvolvimento de conceitos matemáticos.
Foram trabalhados: as cores, as formas, os tamanhos, o gosto, para que serve?
15.1. Link para a página da horta: