Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Vilela (Paredes)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2013

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

15

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

280

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

10

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam com donativo de plantas, flores, sementes. Colaboram no arranjo da terra e no plantio e durante as interrupções de forma escalonada acompanham os seus educandos na rega da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Melhoria das aprendizagens na área das ciências.
- Muitas famílias já têm hortas verticais a pedido dos filhos.
- Melhoria dos hábitos alimentares que se reflete nos lanches que se tornaram muito mais sadáveis.
- Criação do prato colorido: legumes, salada, + peixe e menos carne.
- Criação do dia do ovo: fazem-se panquecas, omeletes, ovos cozidos, ovos mexidos para o lanche da manhã.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as turmas de forma escalonada, embora cada turma tenha uma árvore de fruto ou de sombra a seu cargo e respetivas plantas a seu cargo, é responsável pela rega em determinados dias.
Cada turma trata do seu espaço e colabora sempre que necessário com as outras turmas.
Quando uma turma tem produtos para colher, reparte os mesmos com os outros alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Durante o tempo de componente letiva e durante o intervalo, com grande envolvimento e entusiasmo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas das árvores existentes no espaço exterior, cascas de fruta, restos de legumes, restos de borras do café.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Árvores de fruta - laranjeiras, limoeiro, macieira, pereira, pessegueiro, mirtilo, cerejeira, figueira.
Legumes - couve, repolho, penca, abóboras, cebolo, aipo, alho francês, salsa e alface.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

As árvores de fruto estão a iniciar a produção.

Alface - foram semeadas junto às árvores do pomar - cada árvore produziu cerca de 3kg - temos 14 árvores.
cebolo - está grande e as cebolas a crescer mas ainda não colhemos. Acontece o mesmo com o alho francês.
Salsa e aipo é colhido sempre que é necessário para a confeção de refeições.
Repolho - plantamos 35 pés que estão grandes e prontos a colher. O mesmo acontece com os outros legumes e vegetais.
Vamos no dia 1 de junho fazer saladas, sandes vegetarianas, confecionar sopas e omeletes com os ovos das galinhas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São consumidos na escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita preferencialmente com a água da chuva recolhida no lago e em latões.
As plantas são regadas de acordo com a sua própria necessidade.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. É feito um controlo sistemático.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Patos, galinhas e uma ovelha.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Para comemorar o Dia da Alimentação ao longo dos anos efetua-se uma feira de produtos saudáveis e volta-se a repetir na Primavera, alertando para a importância de uma alimentação onde verduras, frutas e vegetais estejam diariamente presentes na mesa e no prato.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A confeção de pratos saudáveis, lanches coloridos e sumos deliciosos fazem parte dos nossos dias na escola, onde somos tão felizes!

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Sempre que a temperatura permite, o chão está seco, os professores aproveitam o espaço exterior para dinamizar atividades que os alunos colaboram com agrado e que os enriquece e torna responsáveis.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A criação da horta, as plantações, a manutenção, têm contribuído para o desenvolvimento do trabalho em equipa, a preocupação com o desenvolvimento das plantas, o seu crescimento , a proteção das mesmas. As regas, o tirar as ervas daninhas, são tarefas que fazem parte da rotina escolar dos nossos alunos, provocando neles um grande enriquecimento pessoal e uma fantástica preparação para os valores do sec XXI.
A seriação de plantas e sementes foi aproveitada nos mais novos para o desenvolvimento de conceitos matemáticos.
Foram trabalhados: as cores, as formas, os tamanhos, o gosto, para que serve?

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/JuntaFreguesiaVilela/photos/a.154816534719442/1909776692556742/?type=3