saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
9 anos (2012/13). O Clube da horta foi criado em 2014
2. Área aproximada da horta (m²):
340
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento
3.3. N.º de alunos envolvidos:
10
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Os encarregados de educação dos alunos que frequentam o clube da horta fornecem sementes e plantas de transplante. A Feirinha Rural que decorrerá a 2 de junho pretende (entre outros objetivos) promover o consumo de produtos “caseiros”. As famílias são convidadas a trazerem produtos de casa (ovos, compotas, frutas, ervas aromáticas, frutos secos, hortaliças …) para serem vendidos a preços simbólicos. A quantia angariada reverte a favor das despesas do Clube da Horta. Nesta feira são também envolvidos os alunos com necessidades educativas especiais ( produzem doces e bolos), o clube da solidariedade, a Biblioteca escolar, o Projeto Eco-Escola e a Associação de pais.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Sempre que existem produtos frescos estes são facultados para venda aos professores e assistentes operacionais. Todos os restos vegetais da cantina, as folhas e a relva cortada do logradouro escolar são encaminhados para a pilha de compostagem, existente na horta, para produção do composto. Todos os anos, nas aulas de Ciências Naturais, os alunos do 5ºano e do 8ºano visitam a horta para conhecerem as espécies, o processo de compostagem e visualizarem/constatarem relações bióticas e a influência dos fatores abióticos sobre estes. Na disciplina de EV aproveita-se o espaço da horta para a recolha de diferentes tipos de folhas para, posterior, representação utilizando os diferentes elementos de comunicação visual. Em parceria com o projeto Eco-escola, este clube contribui para o aumento do número de espécies autóctones florestais e de fruto no logradouro escolar. Em Oferta complementar no 8ºano há um trabalho complementar no sentido da conservação da natureza e da preservação de tradições (Ex: comemoração dos Maios, culturas autóctones, utilização racional da água ...). Foram também criados comedouros para as aves e um bebedouro para abelhas que foram distribuídos pela horta e pomar da escola.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todas as semanas, em duas tardes, funciona o clube da horta escolar com os 2 professores responsáveis e com os alunos efetivos (10) deste clube. Existe um plano de atividades a realizar por mês, que tem em conta as plantas a cultivar(calendário hortícola) e as necessidades de manutenção verificadas por época. Os professores dividem as tarefas necessárias entre os alunos acompanhando-os e monitorizando-os.
7. Como é feita a preparação do solo?
Arranque manual de ervas e com uso de ferramentas agrárias tradicionais.
É feita a cava, a sacha e a desterroagem com engaços e ancinhos na mobilização do solo.
O solo é enriquecido e equilibrado com composto orgânico.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Todos os restos vegetais da cantina, borras de café, as folhas e a relva cortada do logradouro escolar são encaminhados para a pilha de compostagem existente na horta para a produção do composto. Existe 1 compostor de plástico que apenas serve para demonstrar o processo, uma vez que o seu tamanho dificulta a tarefa de envolver os resíduos. A maior parte da compostagem é realizada em pilha.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Conforme as épocas são cultivadas as seguintes culturas: Brássicas variadas, alhos, cebolas, nabos, favas, ervilhas, tomate, ervas aromáticas (salsa, alecrim, salva, coentros, cebolinho, hortelã, erva príncipe, cidreira), alface, abóbora, courgettes, pepinos, feijão de trepa e outro ...
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
É muito difícil estimar porque não há registo. Pensamos que ronda os 40 Kg entre as diversas coletas feitas ao longo do ano de: crougette, chuchus, tomates, batata, favas, ervilhas, feijão, morangos, fisális e framboesas(os alunos vão comendo à medida que amadurecem), alfaces e diversas plantas aromáticas.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
São vendidos na sala de professores ou os alunos da horta ou outros vão comendo.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Temos um depósito para armazenar a água das chuvas, mas ainda não conseguimos colocá-lo operacional. A rega é feita logo pela manhã ou ao entardecer tentando minimizar o gasto e o desperdício por evaporação.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
No plantio é tido em conta as consociações benéficas, assim como é feita a sementeiras de flores que repelem pragas e atraem insetos que ajudam na polinização. O controlo de pragas é realizada através de saponárias e alguns produtos biológicos sempre que identificada necessidade de aplicação.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Foram identificadas pragas de afídios combatido através de saponárias.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Para comemorar o Global Action Days de Abril realizou-se a Festa Verde: Os alunos da horta construíram e decoraram comedouros para as aves que foram distribuídos pelo pomar e na horta. Também se colocou um bebedouro para abelhas junto ao canteiro das plantas melíferas.
Atividade 2:
Descrição:
Em articulação com a horta escolar está a ser criado um Pomar com árvores de fruto de espécies autóctones (neste momento com cerca de 17 espécies) e, todos os anos, o logradouro escolar é enriquecido com árvores da floresta autóctone assinalando o Dia da Floresta Autóctone. Nesse dia, existem cartazes e trabalhos dos alunos a assinalar essa data.
Atividade 3:
Descrição:
A Feirinha Rural, uma das atividades integradoras da comemoração da Semana Eco-Escolas decorreu a 2 de junho e pretendeu (entre outros objetivos) promover o consumo de produtos “caseiros” e rurais. As famílias são convidadas a trazerem produtos de casa (ovos, compotas, frutas, ervas aromáticas, frutos secos, hortaliças …) para serem vendidos a preços simbólicos. A informação circulou pelas turmas e através da associação de pais. A quantia angariada reverte a favor das despesas do Clube da Horta. Nesta feira são também envolvidos os alunos com necessidades educativas especiais (produzem doces e bolos no Centro de Aprendizagem e Socialização para a Autonomia) e a Associação de pais (as duas senhoras que estavam a ajudar na venda).
15. Outros aspetos de realce da horta:
Uma das paredes da horta foi decorada, por alunos, resultante de um projeto que decorreu aquando da formação da horta. Colocação de tela nos caminhos entre os canteiros, de modo a evitar o crescimento de ervas e aquisição de ferramentas para trabalho hortícolas.
15.1. Link para a página da horta: