Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1/PE e Creche de Água de Pena (Machico)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 16 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

15m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Devido à pandemia as famílias têm entradas mínimas na escola, mesmo assim colaboram com sementes e plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças adoram aulas ao ar livre e, apesar de ser a pré 2 responsável pela horta, outros grupos disfrutam dela indo visitá-la e aprender algumas coisas nela como observar plantas e seus constituintes, observar a fauna, falar sobre o que os seres vivos precisam para existir, entre outras coisas. Todos os anos têm a oportunidade de observar o ciclo da vida da borboleta monarca. Também compreendem que os legumes não aparecem simplesmente no supermercado, é possível, assim, perceberem quais os passos que alguns produtos necessitam para chegar às suas mesas. Alguns alunos do 4º ano, por vezes, colaboram na manutenção da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Com a ajuda da educadora de serviço, diariamente são escolhidas duas crianças para ajudar a regar e a mondar. A pré 2 é a principal responsável pelos cuidados da horta, mas outras crianças também disfrutam da mesma e chegam a ajudar a fazer alguma manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente os adultos responsáveis cavam o terreno para o preparar para receber as sementes/ plantas. Já cavado, um adulto acompanha 3/4 crianças de cada vez para cada uma poder plantar/semear e ver como se processa. Mensalmente vão sendo deitadas borras de café da máquina da escola de modo a fertilizar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Consociámos brócolos com salsa. Couve flor com cebola.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

6/ 7 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Usados na confeção de algumas receitas realizadas na escola

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Em horas de menos calor, uma educadora escolhe duas crianças e com a ajuda de regadores vão regar as culturas, se virem que é necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Para já nunca notámos a presença de doenças ou pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aproveitando algumas das culturas da horta, fez-se uma quiche.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Observação das plantas e suas partes constituintes. Observação de pequenos insetos e aves presentes. Concluir e observar o que é necessário para que tudo isto tenha vida. Conversa e experiências sobre o ciclo da vida. Construção de um hotel de insetos para atrair mais vida. Pesquisa do que é que os insetos precisam para ser atraídos para o hotel.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

As crianças vão com alguma frequência brincar perto de um dos sítios onde existem algumas culturas

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

As crianças precisam de passar cada vez mais tempo na rua, estão sempre fechadas e a olhar para um ecrã. Poderem experienciar o ter uma horta e mantê-la é cada vez mais uma oportunidade profícua em aprendizagens que tanta falta lhes faz.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/eb1peaguapena