Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1/PE e Creche de Água de Pena (Machico)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

Horta
Horta
Horta
Horta
Horta
Horta
Horta
Horta
Horta
Horta
Horta
Horta

horta em março

Horta1
Horta1
Horta2
Horta2
Horta3
Horta3
Horta4
Horta4
Horta5
Horta5
Horta6
Horta6

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 16 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

15m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Devido à pandemia as famílias têm entradas mínimas na escola, mesmo assim colaboram com sementes e plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças adoram aulas ao ar livre e, apesar de ser a pré 2 responsável pela horta, outros grupos disfrutam dela indo visitá-la e aprender algumas coisas nela como observar plantas e seus constituintes, observar a fauna, falar sobre o que os seres vivos precisam para existir, entre outras coisas. Todos os anos têm a oportunidade de observar o ciclo da vida da borboleta monarca. Também compreendem que os legumes não aparecem simplesmente no supermercado, é possível, assim, perceberem quais os passos que alguns produtos necessitam para chegar às suas mesas. Alguns alunos do 4º ano, por vezes, colaboram na manutenção da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Com a ajuda da educadora de serviço, diariamente são escolhidas duas crianças para ajudar a regar e a mondar. A pré 2 é a principal responsável pelos cuidados da horta, mas outras crianças também disfrutam da mesma e chegam a ajudar a fazer alguma manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente os adultos responsáveis cavam o terreno para o preparar para receber as sementes/ plantas. Já cavado, um adulto acompanha 3/4 crianças de cada vez para cada uma poder plantar/semear e ver como se processa. Mensalmente vão sendo deitadas borras de café da máquina da escola de modo a fertilizar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Consociámos brócolos com salsa. Couve flor com cebola.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

6/ 7 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Usados na confeção de algumas receitas realizadas na escola

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Em horas de menos calor, uma educadora escolhe duas crianças e com a ajuda de regadores vão regar as culturas, se virem que é necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Para já nunca notámos a presença de doenças ou pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aproveitando algumas das culturas da horta, fez-se uma quiche.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Observação das plantas e suas partes constituintes. Observação de pequenos insetos e aves presentes. Concluir e observar o que é necessário para que tudo isto tenha vida. Conversa e experiências sobre o ciclo da vida. Construção de um hotel de insetos para atrair mais vida. Pesquisa do que é que os insetos precisam para ser atraídos para o hotel.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

As crianças vão com alguma frequência brincar perto de um dos sítios onde existem algumas culturas

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

As crianças precisam de passar cada vez mais tempo na rua, estão sempre fechadas e a olhar para um ecrã. Poderem experienciar o ter uma horta e mantê-la é cada vez mais uma oportunidade profícua em aprendizagens que tanta falta lhes faz.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/eb1peaguapena