Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1/JI de Águeda (Águeda)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta na nossa escola tem6 anos de existência.

2. Área aproximada da horta (m²):

Realizámos a inscrição como horta de 50m2,.Este ano ampliámos mais o espaço.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências da Natureza, Estudo do Meio, Cidadania, havendo transversalidade com as restantes áreas de conteúdo.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

187

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que é possível e necessário.
As famílias oferecem-nos plantas, sementes, resíduos para o composto.
Temos a colaboração de um avô de uma criança que periodicamente nos dá algumas orientações e nos presta a sua ajuda.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A comunidade educativa sente-se fortemente envolvida.
As crianças adoram realizar experiencias com a natureza. São muitas e diversificadas as descobertas que fazem no tratamento da horta, no semear, no plantar, no colher, no degustar.
A comunidade envolvente (exterior) gosta de ver a horta bem tratada e de ver as crianças tão pequenas a dedicarem-se horta. De vez em quando mandam um elogio às crianças que ficam felizes por serem valorizadas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe boa articulação com as assistentes, docentes e crianças e cada turma tem os seus tempos para dedicar à horta e jardim. Existe um bom trabalho colaborativo.nAs tarefas são partilhadas, assim como também os resultados ou propostas de melhoria.

7. Como é feita a preparação do solo?

Todo o terreno foi limpo no inicio do ano letivo com a colaboração das assistentes que gostam também de realizar estes trabalhos (e algumas têm experiencia da horta nas suas casas).
Depois do terreno arranjado, semeia-se o que se pretende e planta-se o que se recebe das famílias ou se vai adquirindo. A Autarquia também colabora, (ofereceu um novo compostor) e algumas plantas aromáticas a nosso pedido. Foi solicitado à Junta de Freguesia a sua colaboração para tratamento de mais um pouco de terreno para alargamento da horta, mas ainda não foi possível a sua participação. Estamos a aguardar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as ervas invasoras, restos de resíduos que diariamente as crianças juntam (cascas da fruta), cascas de ovos e borras de café que trazem de suas casas regularmente. uma camada de terra, agua quando necessário, erva seca...de acordo com o que vamos aprendendo em sessões realizadas com a colaboração da ABAE.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Semeou-se feijão, favas, ervilhas, milho.
Plantaram-se couves, cenouras, alfaces (em grande quantidade) tomateiros, cebola, alho francês, beterraba e plantas aromáticas. como j se arrancaram as batatas e as primeiras alfaces plantaram-se
de novo mais alfaces e curgetes. Terminaremos o ano letivo com a confeção de uma sopa de legumes (da horta e outros oferecidos e espetadas e salada de fruta, diversificada.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É recolhida a água da chuva em potes, que depois é levada em regadores e garrafões para o tanque existente junto da horta. Quando esta termina Solicitamos a colaboração dos Bombeiro Voluntários de Águeda que amavelmente nos levam água do rio.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Este ano felizmente não tivemos nenhuma praga que afetasse a horta. Mesmo assim adicionámos alguma cinza junto das couves, alfaces e morangueiros.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta. As crianças adoram observar a horta, fazer as suas descobertas e partilhar com os colegas e famílias.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Gostam de realizar atividades de culinária .E o sabor é intenso e único.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Acompanhar o crescimento, regar, tratar e colher, alimentos biológicos tem um gosto e prazer que os faz crescer como amantes da Natureza e de uma alimentação muito mais saudável!

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Será enviado no final do ano letivo

15.1. Link para a página da horta:

A enviar oportunamente. Aguarda-se autorização superior da direção do Agrupamento.