Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB1/JI de Águeda (Águeda)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias oferecem-nos plantas, sementes, resíduos para o composto.
Temos a colaboração de um avô de uma criança que periodicamente nos dá algumas orientações e nos presta a sua ajuda.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
As crianças adoram realizar experiencias com a natureza. São muitas e diversificadas as descobertas que fazem no tratamento da horta, no semear, no plantar, no colher, no degustar.
A comunidade envolvente (exterior) gosta de ver a horta bem tratada e de ver as crianças tão pequenas a dedicarem-se horta. De vez em quando mandam um elogio às crianças que ficam felizes por serem valorizadas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Depois do terreno arranjado, semeia-se o que se pretende e planta-se o que se recebe das famílias ou se vai adquirindo. A Autarquia também colabora, (ofereceu um novo compostor) e algumas plantas aromáticas a nosso pedido. Foi solicitado à Junta de Freguesia a sua colaboração para tratamento de mais um pouco de terreno para alargamento da horta, mas ainda não foi possível a sua participação. Estamos a aguardar.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Plantaram-se couves, cenouras, alfaces (em grande quantidade) tomateiros, cebola, alho francês, beterraba e plantas aromáticas. como j se arrancaram as batatas e as primeiras alfaces plantaram-se
de novo mais alfaces e curgetes. Terminaremos o ano letivo com a confeção de uma sopa de legumes (da horta e outros oferecidos e espetadas e salada de fruta, diversificada.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: