Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso (Póvoa de Lanhoso)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta iniciou-se este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Aprendizagem substitutiva de Horta pedagógica. Será depois feita uma articulação com algumas das restantes atividades sibstitutivas que os alunos frequentam: Alguns exemplos: Português: Pesquisa e trabalho sobre alimentação saudável; trazer, de casa, rec

3.3. N.º de alunos envolvidos:

3

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Doação de sementes/ plantas.
Visitas à horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos partilham com acomunidade educativa os avanços da horta pedagógica;
Os alunos convidam diferentes professores a visitar a horta explicando o que têm plantado e as características dos diferentes produtos;
Todas as atividades são divulgadas nas redes sociais da escola, para conhecimento não da comunidade educativa como da comunidade em geral;
Os alunos são desafiados a trazer lanches saudáveis ao longo do ano e a dar exmplos de ementas onde os produtos cultivados se incluam.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é asegurada pelos alunos envolvidos apoiados pelas duas professoras.
Semanalmente os alunos têm aulas, práticas, no espaço físico destinado à horta ( 3 horas semanais).

7. Como é feita a preparação do solo?

- A limpeza foi feita pelos alunos, como podem aferir pelas imaguns com recurso a instrumentos agrícolas;
- Após a limpeza realizou-se manualmente a sementeira e a fertilização scom adubos orgânicos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem faz parte das atividades previstas. Pretendemos solicitar a colaboração do municipio através da colaboração da Braval para a cedência de um compostor. Caso não seja possível, procuraremos realizar um com paletes de madeira. Depois serão utilizados restos vegetais provenientes da limpeza dos espaços exteriores e será solicitada a colaboração das senhoras da cantina para que reúnam os resíduos orgânicos para o efeito.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas serão preferencialmente da época (horticolas, ervas aromáticas e frutos).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita manualmente, preferencialmente com águas pluviais (colhidas em recipientes para o efeito.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização será feita, verificando o estado das plantas durante as deslocações à horta e i as pragas serão controladas manualmente.
Prevemos a construção de um hotel de insetos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

as aulas práticas na hora são uma mais valia no desenvolvimento de competências dos alunos envolvidos (alunos com necesidades específicas).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: