Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Carapelhos (Mira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 8 anos, aproximadamente.

2. Área aproximada da horta (m²):

um canteiro com cerca 10m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todo o grupo do pré-escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os pais são envolvidos na oferta de sementes e plantas, contribuem para a diversidade de espécies plantadas e semeadas, existentes durante o ano.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Existe preocupação nas tarefas a realizar na horta - todos querem ajudar!
O grupo é motivado para adquirir noções básicas sobre o que é uma planta; quais as diferentes partes que compõem uma planta; do que precisam as plantas para crescer e até algumas características curiosas das plantas.
Falam aos pais da importância dos legumes que temos na horta.
Em algumas ocasiões fazemos sopa no J.I. com os elementos existentes na nossa horta (dia da alimentação).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Fazemos uma escala semanal (rotativa) em grupo, com as tarefas básicas: regar / tirar ervas que prejudica a horta / remexer a terra e colocar fertilizante natural (de uma compostagem particular).

7. Como é feita a preparação do solo?

Temos uma assistente operacional que tem bastante experiência e conhecimento de agricultura e faz uma partilha com o grupo. Como foi mencionado na alínea anterior, são realizadas as tarefas inerentes à manutenção da horta, em grupo e de forma rotativa.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos culturas principais: como couve / espinafres e pimentos.
Plantas companheiras que já temos e outras que pretendemos cultivar: existentes - salsa / fava / batata.
Que pretendemos cultivar: ervas aromáticas /tomate e feijão.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos um solo bastante arenoso o que implica ter grandes cuidados com a rega. Por hábito temos sempre dois baldes disponíveis para poder armazenas a água das chuvas. Nas ocasiões com menos chuva, recorremos à agua canalizada, com suporte de mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não temos tido cuidados nesta vertente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: