Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Padre Martins de Oliveira (Lagoa (Algarve))
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Na turma PIEF a atividade é desenvolvida nas disciplinas de Oficina de Expressões; Homem e Ambiente e Formação Vocacional e na turma de TAT nas disciplinas de Área de Integração e Geografia. Embora as hortas tenham um funcionamento independente existe um espírito de interajuda, de companheirismo e uma intervenção centrada na promoção da autonomia e adoção de estilos de vida empreendedores e sustentáveis pelos alunos. A horta biológica comunitária tem como objetivos gerais: estimular o desenvolvimento dos pilares da Educação (aprender a ser; aprender a estar; aprender a fazer), desenvolvimento de diversas competências previstas no perfil do aluno à saída da escolaridade e inspirar uma visão diferente, sustentável e mais responsável nas gerações futuras. Pretende, ainda: replicar um espaço rural; propiciar a aquisição de conhecimentos práticos para a produção de alimentos saudáveis, permitindo descobertas a respeito da realidade local e das alternativas de mudanças para um desenvolvimento sustentável; melhorar o ambiente da escola, através de atividades inclusivas; melhorar a valorização da identidade, cultura e diversidade mundial; promover o consumo e a produção sustentáveis; ajudar crianças e jovens a tornarem-se conscientes dos problemas do planeta e assumir a responsabilidade de respeitar e melhorar o nosso meio ambiente e usar as tecnologias como uma ferramenta e um elemento de mudança. Pretende, também, reconhecer a escola como um meio de aprendizagens de aplicação prática e para a vida; fomentar um espírito mais empreendedor nos jovens; estimular e reconhecer a importância do reaproveitamento de materiais; estimular a criatividade e sentido estético; partilhar tradições, experiências e saberes; promover a cooperação, a integração e a inclusão através trabalho coletivo, fora da sala de aula bem como reconhecer o espaço escola como um espaço que deve ser cuidado, preservado e aproveitado em toda a diversidade que pode oferecer.
De salientar que a criação da horta por parte dos alunos do TAT partiu da iniciativa/proposta de um dos alunos dessa turma que motivou todos os outros a seguir o seu caminho. Os alunos do PIEF embora revelem, normalmente, alguma resistência inicial na realização de atividades envolveram-se e apropriaram-se da sua “horta” de imediato.
A amizade também se cultiva. E ser escola amiga em tudo cultivar mais do que sonhos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Em cada uma das disciplinas envolvidas nesta a atividade os alunos realizam tarefas relacionadas com a horta, nomeadamente limpeza e preparação do solo, rega, semeio e plantação de cultivos. Diariamente é avaliado o que é necessário fazer nas hortas e as tarefas são distribuídas pelos alunos e professores. Todos colaboram. Por norma, as actividades da horta realizam-se no período da manhã. Os funcionários envolvidos nesta actividade disponibilizaram-se a assegurar a rega da horta na ausência dos professores/alunos e nos períodos da tarde.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Na horta do TAT foram plantadas e instaladas as seguintes culturas: couve (2 tipos); quiabo; alface; tomate; melancia; meloa; abóbora; cebola; alho francês; coentros; salsa; hortelã.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Na turma do profissional TAT muitas aulas de AI e de Geografia decorreram, igualmente, em espaço exterior e em torno da horta. Estes alunos, ainda fora destas aulas, realizaram a manutenção da sua horta autonomamente.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: