Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Padre Martins de Oliveira (Lagoa (Algarve))

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 meses

2. Área aproximada da horta (m²):

25

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

5

3.3. N.º de alunos envolvidos:

12

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Horta Biológica Escolar desenvolvida pelas turmas PIEF (2º e 3º Ciclo) e pela turma do 11º Técnico de Animação Turística (TAT).
Na turma PIEF a atividade é desenvolvida nas disciplinas de Oficina de Expressões; Homem e Ambiente e Formação Vocacional e na turma de TAT nas disciplinas de Área de Integração e Geografia. Embora as hortas tenham um funcionamento independente existe um espírito de interajuda, de companheirismo e uma intervenção centrada na promoção da autonomia e adoção de estilos de vida empreendedores e sustentáveis pelos alunos. A horta biológica comunitária tem como objetivos gerais: estimular o desenvolvimento dos pilares da Educação (aprender a ser; aprender a estar; aprender a fazer), desenvolvimento de diversas competências previstas no perfil do aluno à saída da escolaridade e inspirar uma visão diferente, sustentável e mais responsável nas gerações futuras. Pretende, ainda: replicar um espaço rural; propiciar a aquisição de conhecimentos práticos para a produção de alimentos saudáveis, permitindo descobertas a respeito da realidade local e das alternativas de mudanças para um desenvolvimento sustentável; melhorar o ambiente da escola, através de atividades inclusivas; melhorar a valorização da identidade, cultura e diversidade mundial; promover o consumo e a produção sustentáveis; ajudar crianças e jovens a tornarem-se conscientes dos problemas do planeta e assumir a responsabilidade de respeitar e melhorar o nosso meio ambiente e usar as tecnologias como uma ferramenta e um elemento de mudança. Pretende, também, reconhecer a escola como um meio de aprendizagens de aplicação prática e para a vida; fomentar um espírito mais empreendedor nos jovens; estimular e reconhecer a importância do reaproveitamento de materiais; estimular a criatividade e sentido estético; partilhar tradições, experiências e saberes; promover a cooperação, a integração e a inclusão através trabalho coletivo, fora da sala de aula bem como reconhecer o espaço escola como um espaço que deve ser cuidado, preservado e aproveitado em toda a diversidade que pode oferecer.
De salientar que a criação da horta por parte dos alunos do TAT partiu da iniciativa/proposta de um dos alunos dessa turma que motivou todos os outros a seguir o seu caminho. Os alunos do PIEF embora revelem, normalmente, alguma resistência inicial na realização de atividades envolveram-se e apropriaram-se da sua “horta” de imediato.
A amizade também se cultiva. E ser escola amiga em tudo cultivar mais do que sonhos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta comunitária é dinamizada e explorada por duas turmas (PIEF e TAT), sendo da responsabilidade de cada turma cuidar do "talhão" que lhe foi atribuído.
Em cada uma das disciplinas envolvidas nesta a atividade os alunos realizam tarefas relacionadas com a horta, nomeadamente limpeza e preparação do solo, rega, semeio e plantação de cultivos. Diariamente é avaliado o que é necessário fazer nas hortas e as tarefas são distribuídas pelos alunos e professores. Todos colaboram. Por norma, as actividades da horta realizam-se no período da manhã. Os funcionários envolvidos nesta actividade disponibilizaram-se a assegurar a rega da horta na ausência dos professores/alunos e nos períodos da tarde.

7. Como é feita a preparação do solo?

O local onde a horta foi instalada já havia sido uma plantação de vinhas. Assim aproveitou-se esse terreno e solo. Foi ainda acrescentado composto orgânico e não foi utilizado qualquer recurso a químicos. Para a fertilização recorremos, também, a borras de café e a cascas de ovos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta do PIEF foram semeadas e instaladas as seguintes culturas: abóbora (2 tipos); curgete; cenoura; alface; favas; pimentos; melancias baby; meloa; tomates; rabanetes; beterrabas; morangos; coentros; salsa; sálvia; hortelã. Foi semeada uma árvore de abacates e plantada uma árvore de framboesas.
Na horta do TAT foram plantadas e instaladas as seguintes culturas: couve (2 tipos); quiabo; alface; tomate; melancia; meloa; abóbora; cebola; alho francês; coentros; salsa; hortelã.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Esta actividade ainda se encontra a decorrer e a produzir cultivos pelo que não conseguimos estimar a quantidade de produtos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns dos produtos produzidos na horta foram entregues aos alunos, professores e funcionários envolvidos na actividade sustentando um dos objectivos principiais desta atividade: promover e incentivar um maior consumo de produtos biológicos, de qualidade, e de produção própria (incentivo à sustentabilidade e autonomia). Foi possível, também, confecionar um almoço partilhado com as favas da colheita. Outros produtos produzidos foram vendidos junto da comunidade escolar, a um prazo simbólico, para comprar novas sementes / plantas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Como a horta comunitária é um projecto que se iniciou este ano lectivo não foi possível aplicar / desenvolver todas as actividades que gostaríamos como a criação de um compostor e de aproveitamento da água da chuva. No entanto, esta atvidade conseguiu, ainda, envolver outra turma de ensino profissional do agrupamento que já projectou, para o próximo ano lectivo, a instalação de um sistema de rega. A Turma PIEF irá projectar, igualmente, um sistema de recolha de água da chuva para o ano lectivo 2022/2023.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através de observação direta e pormenorizada dos cultivos. Com uma frequência diária, sempre que existe manutenção da horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Sim, de formigas e piolho nas favas. Procuramos cavar o terreno nos locais onde declaradamente se encontravam os ninhos de formigas. Para o piolho tentamos fazer chá de urtiga e borrifar as favas. No entanto, não foi possível a colheita das urtigas atempadamente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na Escola: Não se realizou propriamente uma feira na escola mas alguns do produtos produzidos foram vendidos à comunidade escolar, por um preço simbólico, de modo a ser podermos reinvestir em semente e/ou plantas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos: Com as favas produzidas na horta do PIEF realizou-se um almoço.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta: Muitas das aulas decorridas na turma PIEF, nas disciplinas de Oficina de Expressões, o Homem e o Ambiente e Formação Vocacional foram em torno da horta, seja em contexto de sala de aula (preparação das sementeiras, regas das sementes e manutenção das sementeiras) como em contexto exterior (preparação do terreno, plantação, rega e manutenção da horta). Em sala de aula trabalharam-se várias temáticas tais como a alimentação saudável, produtos biológicos, a sustentabilidade, criação de próprio emprego, entre outros.
Na turma do profissional TAT muitas aulas de AI e de Geografia decorreram, igualmente, em espaço exterior e em torno da horta. Estes alunos, ainda fora destas aulas, realizaram a manutenção da sua horta autonomamente.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: