Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica Nº2 Padre Franklin (Marinha Grande)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Aproximadamente 5 meses.

2. Área aproximada da horta (m²):

40 metros2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

EMRC, Ciências, Português, Cidadania, História

3.3. N.º de alunos envolvidos:

120

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ainda não se verifica, com grande frequência, o apoio dos encarregados de educação.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Maior responsabilização de alguns alunos;
- Maior motivação para o ensino;
- Oferece novas dinâmicas de ensino.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos por turma encarregam-se de plantar, monitorizar e cuidar.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos juntamente com os professores de Ciências procuram escolher os fertilizantes, em Português escolhem os produtos a plantar e em EMRC executam a preparação, arranjo do solo e plantação

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de comida do refeitório e ervas daninhas retiradas da horta

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Vários tipos de couve, cebola, ervas aromáticas, alface, nabiças.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo interno da escola

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rede pública

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Sim. Diariamente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Preparação do Terreno – 50 alunos e um encarregado de educação.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Plantação – Os alunos mostraram-se muito envolvidos nesta atividade, participaram cerca 80 alunos e envolveu uma empresa de produtos agrícolas “Hortipassagem”.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Monitorização da horta – envolve cerca de 150 alunos que durante a semana se encarregam de monitorizar, cuidar da horta e das galinhas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Tornou-se um local na escola de atração e de união entre os alunos.

15.1. Link para a página da horta: