Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB1/JI Senhora do Monte (Vila Nova de Gaia)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Ela também possibilita momentos de discussão de temas, como por exemplo : alimentação saudável, proteção da natureza, água, poluição, biodiversidade...
Na comunidade, consideramos importante que todos assumam um papel de reflexão no ato de comprar (optar por produtos sazonais e biológicos).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
1º Limparam o solo, arrancando as ervas daninhas.
2º Enriqueceram o solo com substrato (composto).
3º Plantaram e ou semearam.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
No compostor, junto à horta, são colocados pelos alunos, professores, assistentes operacionais e cozinheira restos de vegetais e frutas da cantina escolar, cascas de ovo esmagadas, ervas daninhas e folhas secas das árvores.
Rotativamente, cada turma é responsável por verificar a humidade e arejar o compostor.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Rotativamente, cada turma é responsável pela rega dos seus canteiros. A rega é feita de manhã e/ou ao fim da tarde.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
- permitiu o contacto com a Natureza e biodiversidade, desenvolvendo respeito
pela sua preservação;
- estimulou a “arte” do cultivo (semear, plantar, cuidar, e acompanhar o
crescimento das plantas), respeitando os ritmos das plantas;
- desenvolveu a compreensão em relação à produção de vegetais;
- estimulou a criatividade, a curiosidade, a apreciação da beleza, o cuidado, o
respeito, a solidariedade, a partilha e a cooperação;
- promoveu competências para a vida (gestão de tarefas, organização,
responsabilidade, trabalho em equipa, autoconfiança e motivação);
· promoveu o reconhecimento e respeito pela profissão agricultor.
· introduziu conceitos de circularidade.
· reconheceu a importância do solo.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
O plantio de árvores na escola permite o uso das plantas em atividades de educação ambiental em curto, médio e longo prazo. Sendo assim, os professores sugeriram o plantio de árvores de fruto para que as crianças pudessem participar desse processo (plantação), ver a fruta crescer e vivenciar a colheita (mais tarde). Conhecer as suas características (folhas, frutos...).
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: