Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os produtos da bio-horta são vendidos à comunidade escolar (com as verbas angariadas compramos materiais necessários à manutenção desta). As ervas aromáticas são utilizadas na enfermaria, no bar dos alunos e dos professores para confeccionar chás. A escola tem projetos Erasmus, onde temos alunos e professores de outros países e estes têm sempre um workshop na bio-horta.
Temos dois ninhos que foram executados por um senhor de forma voluntária e que nos fez chegar à Escola para os colocarmos na bio-horta. Este gesto identifica o impacto que este espaço gera na comunidade. Atualmente já temos 5 ninhos na escola. A curiosidade que é manifestada por pessoas externas à escola é uma constante. Os professores aparecem para colaborar na manutenção da bio-horta e trazem artefactos para embelezar este espaço. A parceria estabelecida com o AKI em 2018 e em 2019 proporcionou a construção de dois canteiros e uma ampliação da coelheira. As placas que identificam as plantas vêm acompanhadas de código QR. Temos 3 comedouros para pássaros, temos alguns "vasos" (latas de feijão) foram substituídos e pintados com desenhos alusivos aos 600 anos da Madeira e outros "vasos" foram decorados (garrafas de líxivia) com pinturas de máscaras. Este projeto foi desenvolvido por duas turmas na aula de EV em anos anteriores.
Ao lado da casinha da horta temos a zona das suculentas.
Já implementamos numa zona da horta um sistema de rega por capilaridade. A parceria com outro Projeto, IDIverSe (ERASMUS +) proporcionou a criação de um canteiro de flores, que ficou sobre a alçada do ecoHBG. A horta também possui hotel para insetos. Os piriquitos e principalmente os coelhos anões são um sucesso junto dos alunos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Funcionário que monitoriza o espaço. Apoio de alguns professores e encarregados de educação que se voluntariam.
Equipa do Projeto Eco-Escolas.
Nas férias é feita uma escala entre os professores pertencentes à equipa.
7. Como é feita a preparação do solo?
- com estilha;
- com as plantações que vamos fazendo conseguimos azotar a terra através da plantação de favas, ervilhas e tremoços.
- Com adubo natural (dos nossos coelhos e de cavalo)
-Com chorume (preparado com urtigas para azotar a terra).
- Com o bagaço que advém da cana de açucar (cedido por uma empresa que se localiza ao lado da escola).
- Utilizando borra do café.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Utiliza-se relva, borra de café, folhas secas, cascas de ovos e de frutas. Usamos também os restos dos vegetais da cantina.
A zona da compostagem, está delimitada por um mural com paletes onde estáo pintadas imagens com figuras alusivas às tradições da nossa ilha, de forma a tornar esta zona mais estética.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Consociações: Acelgas, alho francês e beterraba/nabo, beterraba e acelgas, alfaces e couves.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Alfaces - cerca de 10 Kg
Nabos - cerca de 5 Kg
Bróculos - Cerca de 5 Kg
Couves diversas - Cerca de 20 Kg
Ervas aromáticas - Cerca de 3 Kg
Tomates - 2 Kg
Pimentão - 2 Kg
Espinafres - 10 Kg
Batata doce - Cerca de 20 Kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os outros produtos são disponibilizados aos funcionários e professores em mini-mercadinhos que vamos fazendo.
Os alunos voluntários, às vezes, são brindados com alguns legumes para levar para casa.
Também fazemos cabazes para servir de prémio em concursos e eventos que realizamos na escola nos diferentes departamentos.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Em tempo de férias é feita uma escala entre os professores envolvidos no projeto.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: