Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (Funchal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

20

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Física; Ciências Naturais; Geografia; Cidadania e Desenvolvimento; Formação Pessoal e Social

3.3. N.º de alunos envolvidos:

70

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos adoram participar nas várias fases. Ficam com o sentimento de posse e de responsabilidade sobre algo em que participam.
Os produtos tem uma procura grande, pois são biológicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é partilhada entre os professores responsáveis pelo projeto Biolife, alunos de várias turmas, funcionários e professores responsáveis pelas turmas participantes.
A gestão fica cargo do Projeto Biolife.

7. Como é feita a preparação do solo?

Em setembro foi cavado a horta. Preparando já para as primeiras sementeiras. A fertilização é feita com o composto criado na escola.
Ao longo do ano letivo verifica-se que retirar as ervas das plantações gasta muito tempo. Assim, decidiu-se começar a colocar tela sobre o solo. Assim, através de penos buracos faz-se a plantação. esta medida permitiu: redução de ervas daninhas; redução de tempo gasto na remoção de ervas daninhas; melhor organização da sementeira/plantação; redução da água gasta na rega; melhor aproveitamento dos minerais para culturas produzidas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os materiais recolhidos resultante da manutenção dos espaços verdes da escola: folhas secas, galhos, relva cortada, folhas secas de bananeira, galhos e pequenos paus, assim como algumas borras de café. Os mesmos são colocados em pequenos compartimentos. O material que vai sendo recolhido vão sendo colocado por cima. O composto que vai sendo produzido é retirado, limpo de alguns materiais e acrescentado aos terrenos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, couve, brócolos, espinafres, alho francês, rúcula, beterraba, ervas aromáticas (salsa, coentros, alecrim, hortelã, segurelha, manjericão, funcho)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

20 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Realização de mercadinhos na escola. Os produtos são vendidos e o dinheiro é utilizado na aquisição de ferramentas e sementes/plântulas para novas sementeiras.
No caso das ervas aromáticas, para além da venda nos mercadinhos, também são usadas para atividades que são sendo desenvolvidas na escola, através de outros projetos e/ou dias temáticos. (+ Saúde GZarco; Dia Mundial da Alimentação;)

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Pelo menos uma vez por semana. Os intervenientes fazem uma observação mais atenta das plantas, por forma a detetar possíveis indícios de existência de pragas e ou doenças. Recorrendo para isso a alguma bibliografia existente na escola e ou obtida através de sites direcionados para a agricultura biológica, assim como os recursos disponibilizados por vocês.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

O Mercadinho. Nesta são vendidos os produtos produzidos. O dinheiro angariado será utilizado para a aquisição de material necessário para trabalhar nas hortas. Os chás vendidos na escola são realizados com recurso às ervas aromáticas aqui produzidas.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Nesta são vendidos os produtos produzidos. O dinheiro angariado será utilizado para a aquisição de material necessário para trabalhar nas hortas. Os chás vendidos na escola são realizados com recurso às ervas aromáticas aqui produzidas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Utilização dos produtos em parceria com o Projeto + Saúde Gzarco

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: