Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (Funchal)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os produtos tem uma procura grande, pois são biológicos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A gestão fica cargo do Projeto Biolife.
7. Como é feita a preparação do solo?
Ao longo do ano letivo verifica-se que retirar as ervas das plantações gasta muito tempo. Assim, decidiu-se começar a colocar tela sobre o solo. Assim, através de penos buracos faz-se a plantação. esta medida permitiu: redução de ervas daninhas; redução de tempo gasto na remoção de ervas daninhas; melhor organização da sementeira/plantação; redução da água gasta na rega; melhor aproveitamento dos minerais para culturas produzidas.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
No caso das ervas aromáticas, para além da venda nos mercadinhos, também são usadas para atividades que são sendo desenvolvidas na escola, através de outros projetos e/ou dias temáticos. (+ Saúde GZarco; Dia Mundial da Alimentação;)
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: