Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1 da Congosta (Estarreja)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2. Área aproximada da horta (m²):

12 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania, Estudo do Meio, 1º ciclo e pré

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

-Consumimos os produtos da horta em saladas e nas sopas;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos regam a horta, de manhã, alternadamente;
As turmas vão com as suas professoras retirar as ervas daninhas;
A colheita vai sendo feita quando os produtos estão preparados a consumir;

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos participam na preparação do terreno com as professoras; retiramos tudo; limpamos o terreno; tiramos todas as ervas; Depois plantamos; Colocamos adubo natural (algum composto) e regamos;

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No jardim interior, com as cascas das frutas do almoço e dos lanches;

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

-Alfaces; couves; feijão; ervas aromáticas;

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

6Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo próprio pelos alunos;
Algumas alfaces foram vendidas na Feirinha da Terra, realizada na nossa escola;

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos, todos os dias, regam a horta com a água recolhida da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feirinha da Terra: 1 vez por ano;
Envolve toda a comunidade e é realizada na nossa escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na Horta:
As turmas envolvem-se na preparação e aprendem como preparar a terra.
Ainda fazem aula de Educação Física.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas de culinária: preparação de produtos (bolachinhas) para vender na Feirinha da Terra.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: