Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto (Celorico de Basto)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Mais de 12 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

75 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oficina de Espaços Verdes, Cidadania e Desenvolvimento e alunos do Ensino Especial.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Aulas dadas na horta, visita de campo à horta por parte de algumas turmas, integração no espaço da horta dos alunos do Ensino Especial e respetivas docentes, atividades na horta na disciplina de Oficina de Espaços Verdes, recolha e distribuição de alimentos produzidos por elementos da comunidade educativa e visita ao espaço de elemento da direção da escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No período de aulas a instalação de culturas e sua manutenção fica a cargo do professor da disciplina de OEV, de um ou outro professor disponível, alguns alunos que têm a sua tarefa a cumprir e um ou outro funcionário. Em período de férias a manutenção fica a cargo da chefe do pessoal auxiliar que distribui tarefas e do professor de OEV, que sempre que pode vai à horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e a mobilização é feita manualmente. Fertilização, apenas a proveniente da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas de plantas folhosas, corte de relva, infestantes provenientes da monda manual e resto de alimentos cruz e cascas de ovos que vêm da cozinha ou os alunos trazem de casa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Muita variedade de couves, ervilha, fava, alface, alho, cebolinho, salsa, tomate, pimento...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ate 20 de março colhemos:

25 KG de couves, 5 kg de ervilha, 5 kg de favas, 10 kg de repolho, 30 alfaces, vários raminhos de salsa.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Oferta a funcionários, alunos e professores.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Utilizar água do poço e regar só quando necessário pelo pé - rega localizada e a horas favoráveis.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não, aparecem poucas doenças e pragas nas nossas culturas e quando aparecem são eliminadas pelos elementos que integram o clube e pelos auxiliares que por lá vão aparecendo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Oferta de produtos a elementos da comunidade escolar.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os legumes que são cultivados na horta da escola, este ano não podem ser cozinhados na cantina da escola, uma vez que a cantina a gerida por uma empresa privada que não deixa entrar qualquer produto alimentício que não seja proveniente dessa mesma empresa. Assim os produtos cultivados são distribuídos pela comunidade escolar nomeadamente aqueles que mais contribuem para a existência da horta. As sopas são depois feitas em casa de cada um.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A nossa horta serve muitas vezes de "sala" para lecionarmos as aulas das disciplinas de OEV e Cidadania e Desenvolvimento. Durante o ano letivo passam pela nossa horta pedagógica muitos dos elementos que compõem a comunidade escolar do Agrupamento, como: professores de diversas áreas, alunos, funcionário e elementos da direção e da autarquia. Durante uma vez por semana passam pela nossa horta para realizarem atividades práticas ou simplesmente para terem uma aula 80 alunos que frequentam a disciplina de Oficina de Espaços Verdes. 80 alunos do 7º ano que frequentam a disciplina de CD, passam pela horta de vez em quando, não podendo contabilizar as vezes que por lá passaram.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os primeiros produtos a saírem este ano da horta foram as couves, que posteriormente foram oferecidas a professores e funcionários da escola. Os alunos por um ou outro motivo não são muito recetivos de levar produtos agrícolas para casa.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta serve para muitos dos alunos do Agrupamento tomarem contacto coma natureza e com alguns dos produtos que consomem em casa e na cantina. Tomar consciência da importância de se produzir alimento de uma maneira sustentável e sem adição de químicos. Para alguns alunos serve para tomar contacto pela primeira vez de uma horta.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/Eco-Escolas-Agrcbt-113175164730125