Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3 D. Nuno Álvares Pereira (Tomar)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2020/2021

2. Área aproximada da horta (m²):

10

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pontualmente, de acordo com o Plano Anual de Atividades da Escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos têm maior sensibilização para uma alimentação mais saudável, nomeadamente em relação aos produtos da agricultura biológica e valorizando o consumo dos vegetais,

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os professores organizam-se, com os alunos, no sentido da preparação do terreno e na escolha das plantas adequadas tendo em atenção a época do ano. Depois, de acordo com a disponibilidade horária, as diferentes tarefas são realizadas em pequeno grupo.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos, professores e funcionários tiram as ervas do terreno, a terra é posteriormente revolvida e é adicionado fertilizante natural (composto).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos do bar (borras de café) e refeitório, e resíduos orgânicos das plantas do recinto escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Diferentes culturas conforme a época.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Disponibilização aos docentes, mediante o pagamento de valores simbólicos. O dinheiro obtido foi utilizado na compra de novos produtos hortícolas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Manual e automática

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através da observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta como espaço lúdico e estético do espaço exterior da escola, estando associado a um jardim sensorial.

15.1. Link para a página da horta: